DISCIPLINA: Bases Epistemológicas da Linguística

CRÉDITOS: 4

EMENTA: Constituição da Linguística como ciência. Panorama de diferentes correntes linguísticas e seus programas para a abordagem dos fenômenos da linguagem.

 

DISCIPLINA: Seminário de Dissertação

CRÉDITOS: 2

EMENTA: O texto argumentativo: desafios na construção de um argumento coeso e coerente.Explicitação das diretrizes para a elaboração de uma dissertação de mestrado. Reflexão sobre essas diretrizes. Análise e discussão dos projetos de dissertação.

 

DISCIPLINA: Estudos de Aquisição e Aprendizagem de Línguas

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Estudo dos principais construtos teóricos sobre aquisição e aprendizagem de línguas. Implicações pedagógicas das teorias para o processo de ensino e aprendizagem.

 

DISCIPLINA: Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Tratamento de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros discursivos na escola. Análise de sequências didáticas de gênero como instrumento para formação de professores de línguas. Discussão dos usos e funções sociais de diferentes linguagens e suas implicações para a compreensão dos múltiplos letramentos.

 

DISCIPLINA: Cultura e Identidade no Ensino de Línguas

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Os conceitos de cultura e de identidade na contemporaneidade a partir da problematização da noção de língua sob diferentes enfoques teóricos. As relações entre linguagem e cultura digital. Os construtos de cultura e de identidade no ensino de línguas.

 

DISCIPLINA: Formação Metodológica do Professor de Línguas

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Estudo das correntes teóricas e tendências investigativas na área de formação do professor de línguas. Reflexão a partir das bases teóricas sobre as metodologias de ensino de línguas.

 

DISCIPLINA: Pesquisa em Linguística Aplicada: Teoria e Prática

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Estudos contemporâneos em Linguística Aplicada. Ancoragem teórico-epistemológica da Língua Materna e de Línguas Estrangeiras como disciplinas escolares. Linguística Aplicada e os usos sociais da linguagem na escola. Discussão de concepções teórico-metodológicas que embasam o ensino de leitura e de escrita no contexto escolar.

 

DISCIPLINA: Leitura, Letramento Literário e Mediação Pedagógica

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Ensino da leitura no ambiente escolar a partir da perspectiva de linguagem como um fenômeno social. A leitura e suas práticas sociais. Práticas de leitura para diferentes letramentos. Letramento literário. Ensino de literatura. Leitura e mediação pedagógica. Sociologia da leitura.

 

 

DISCIPLINA: Ensino e Aprendizagem de Língua e Literatura Estrangeira

CRÉDITOS: 3

EMENTA: A língua estrangeira (LE) sob a perspectiva dos estudos de letramento. O ensino de LE sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Observação da realidade de ensino de LE na escola. Aprendizagem por projetos. O ensino de literatura estrangeira: desafios socioculturais e linguísticos. Letramento literário em literaturas estrangeiras.

 

DISCIPLINA: Estudos de Letramento

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Panorama da história da escrita. Modelos e concepções de letramento. Estudo das diferentes dimensões, perspectivas e efeitos do letramento. Estudo das relações  oralidade/ letramento e alfabetização/letramento.

 

DISCIPLINA: Letramento Digital

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Processos de construção de sentido no contexto das tecnologias digitais da informação e comunicação. Discussão sobre Internetês, hipertexto, hipermídia e hipermodalidade. Cultura digital e identidade. Letramentos digitais na escola.

 

DISCIPLINA: Aspectos Estruturais do Português

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Análise estrutural da língua pelo viés fonético-fonológico. A fonologia e sua interface com os demais componentes da gramática: implicações para o ensino.  

 

DISCIPLINA: Variação Linguística e Ensino

CRÉDITOS: 3

EMENTA: A Teoria da Variação: aspectos metodológicos. Estudo da diversidade da língua nas abordagens da Dialetologia, da Sociolinguística e da Linguística Histórica: contribuições para o ensino.            

 

Disciplina: Estudos em Análise do Discurso

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso Francesa. Sujeito, ideologia, condições de produção, formação discursiva, interdiscurso, forma-sujeito.  Estudo da relação entre discurso, história e memória.

 

Disciplina: Análise do Discurso e Ensino

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Processos de formulação, constituição e circulação de sentidos na/da escola. A noção de língua, texto, discurso, práticas de leitura e escrita na perspectiva da Análise do Discurso Francesa.

 

DISCIPLINA: Estudos Enunciativos da Linguagem

CRÉDITOS: 3

EMENTA: Constituição do campo dos estudos enunciativos da linguagem. Bases epistemológicas de teorias enunciativas. Desdobramentos teórico-metodológicos: análises enunciativas da linguagem.

 

DISCIPLINA: Enunciação e Ensino

CRÉDITOS: 3

EMENTA: O ponto de vista enunciativo de estudo da linguagem. Desdobramentos da Teoria da Enunciação para os estudos textuais e discursivos. Enunciação e ensino: diálogos interdisciplinares. Deslocamentos teórico-metodológicos para a abordagem da leitura e da produção de textos orais e escritos em sala de aula. Implicações para o processo de avaliação.