Ementas das disciplinas

de Mestrado

_________________________________________________________________________________________

 

Teoria da História da Literatura
A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.
 
Teoria da História
Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crscente otimismo burguês pós Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo/subjetivismo, racionalismo/irracionalismo, modernidade/pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.
 
Seminário de Pesquisa
A pesquisa em Letras: escolha do tipo de pesquisa, delimitação do tema, formulação do problema, definição do corpus, opção pelo referencial teórico adequado. Hipóteses, instrumentos, documentação. O trabalho científico: natureza e características. Análise, crítica e elaboração de projetos de pesquisa.
 
História da Imprensa
A imprensa escrita e as Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa com os jornais como fonte e/ou objeto de trabalho: história da imprensa e a história através da imprensa. A imprensa literária. A construção do discurso jornalístico: formações, modalidades e estratégias discursivas. O controle do discurso jornalístico. A análise do texto e da imagem no jornalismo. A evolução da imprensa e as conjunturas históricas nacional, regional e local.
 
Estética da Recepção
A estética da recepção em suas teses. As contribuições da estética da recepção para a História da Literatura.
 
História da Arte
Análise da Literatura e outras formas de manifestação artística, no âmbito da História da Arte. Relações da Literatura com a Música, as Artes Plásticas, o Cinema, o Teatro, a Arquitetura.
 
História da Leitura
A história da leitura: a formação do leitor; a mulher leitora; leitura e escola; a indústria do livro; a leitura da literatura.
 
História da Literatura Brasileira
As contribuições para a história da literatura brasileira ao tempo do Romantismo. As primeiras histórias da literatura brasileira. As histórias literárias brasileiras contemporâneas e seus critérios norteadores. As histórias literárias regionais.
 
Literatura de Expressão Feminina
História, mitos, cânone e tradição literária: o lugar das mulheres escritoras na historiografia literária. Cultura, ideologia e sociedade: a categoria gênero (gender). Gênero literário (genre) e gênero (gender). Fundamentos da teoria e a da crítica literária feminista.
 
Literatura do Rio Grande do Sul
A literatura do Rio Grande do Sul: das origens à contemporaneidade. O ensaio crítico e a historiografia literária sul-rio-grandense. A literatura sul-rio-grandense no contexto da literatura brasileira.
 
Literatura e História
Literatura e História: o entrecruzamento de discursos. A narratividade na História e na Literatura. As representações literárias da história. O romance histórico.
 
Teoria da Literatura
A teoria da literatura: formação e história. A teoria da literatura como ciência da literatura. Caminhos e pressupostos da teoria da literatura. Teoria da Literatura e História da Literatura.
 
Teoria dos Gêneros
A teoria dos gêneros literários: a épica, a lírica, a dramática. A teoria dos gêneros e a crise da modernidade e da pós-modernidade.Teoria dos gêneros e História da Literatura.
 
Literatura Comparada
Conceitos fundamentais no âmbito da Literatura Comparada. Vertentes da Literatura Comparada: o comparatismo francês e o comparatismo americano. A Literatura Comparada na América Latina. A Literatura Comparada no Brasil. Literatura Comparada e História da Literatura.
 
Tópicos Avançados de Literatura Brasileira
Estudo de tópico(s) específico(s) no âmbito da literatura brasileira.
 
Tópicos Avançados de Literatura Comparada
Estudo de tópicos específicos no âmbito da Literatura Comparada.
 
Tópicos Avançados de História da Literatura
Estudo de tópico específico da História da Literatura, ou das histórias literárias nacionais e regionais.