Turma 2006

            _____________________________________________________________________________________________________________


Andréia Alves Pires

Título: A obra narrativa de Nela Rio: por uma poética do deslocamento.

Resumo : A investigação da obra narrativa da escritora argentino-canadense Nela Rio orienta-se ao estudo do estatuto espaço-temporal dos contos enquanto problema textual - nas esferas temática, compositiva e enunciativa - e oferece uma interpretação, pretendendo compreender uma possível cosmovisão autoral, particularmente no que diz respeito à configuração de uma Poética do Deslocamento, noção presente no discurso teórico da autora que se articula coerentemente em seu discurso artístico, na intenção de avaliar esse conjunto narrativo no que contribui ao processo de construção de uma identidade literária.

Data da defesa: 26/setembro/2008

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Eliege Marize Moreira Marques

Título: Água, sangue e vinho: a trindade aquosa na poesia de Jorge de Lima.

Resumo : Esta dissertação de Mestrado em História da Literatura, intitulada Água, sangue e vinho: a Trindade aquosa na poesia de Jorge de Lima, trata da ocorrência dos referidos elementos aquosos em Invenção de Orfeu, sob a perspectiva das filosofias do imaginário e do devaneio poético. A pesquisa busca analisar tais recorrências atreladas aos conceitos de sagrado e profano correlacionando-as ao mito de Orfeu e às práticas litúrgicas em geral. O foco, portanto desta análise se dá a partir da obraInvenção de Orfeu e, mais especificamente do Canto I, trecho do qual foram retirados os poemas constantes nesta análise.

Data da defesa: 5/janeiro/2009

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Jian Marcel Zimmermann

Título: O intelectual angolano em A geração da utopia.

Resumo : O presente trabalho analisa o romance A geração da Utopia, do escritor angolano Pepetela. Tendo em vista o tempo da diegese, 1961- 1991, período de guerra de independência angolana e posterior guerra civil pelo poder, são examinadas as mudanças enfrentadas por esta nação africana, e neste sentido, são considerados processos como a diáspora, hibridismo, multiculturalismo, carnavalização. Em virtude da Geração da Utopia ser formada por intelectuais, este trabalho tem como fulcro a apreciação do papel exercido pelo intelectual angolano no processo de independência e posterior reestruturação do país.

Data da defesa: 10/março/2008

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Nicéia Oliveira dos Santos

Título: A superfície das águas: história e memória da elite pelotense.

Resumo : A presente dissertação de Mestrado analisa o livro A superfície das águas, da escritora pelotense Hilda Simões Lopes, a partir da perspectiva do romance histórico. O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro, é feita uma comparação entre a referida obra e as demais da escritora. No segundo, são analisadas as relações entre a História e a Ficção, resgatando a historicidade dos dois gêneros desde a Grécia Antiga até o novo romance histórico.Também se discute como a romancista apropria-se da História, da época das charqueadas até a ditadura militar, e utiliza-se das fontes como inspiração literária, buscando elementos nos jornais da década de 1930, pertencentes ao acervo da família Simões Lopes. No terceiro, são analisados o mito do herói, os aspectos do trágico e da comédia, o mito das revoluções e a carnavalização estilística e social. No quarto, aponta-se para a diferença entre a História e a Ficção, com relação ao tempo, e se analisa, ainda, o tempo da escrita, o tempo da narrativa, o tempo da leitura e as diferenças entre eles. No quinto, discute-se a relação da obra em foco com a História da Literatura.

Data da defesa: 23/dezembro/2008

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Paulo Alex da Silva Souza

Título: O opifício poético romiliano: as múltiplas sobrevidas da palavra.

Resumo : O trabalho busca demonstrar, através da análise de um poeta brasileiro contemporâneo: George Cândido Rolim, a presença, no âmbito da poesia brasileira atual, de uma tendência na qual a palavra poética supõe distintos graus de desarticulação, determinando uma associação mais profunda com as funções indicativas da expressividade, metaforização e demais elementos do poético, e estabelecendo zonas de interseção entre essas funções. A obra do autor estudado abrange o livro de poemas intitulado Pedra Habitada, publicado em 2002. Original e transgressor, esse autor desenvolve em sua produção um trabalho literário que reforça uma linha de criação que tem seu foco apontado para a palavra-imagem e sua repercussão para a definição de uma estética contemporânea. Dividido em três capítulos, o estudo toma como ponto de partida uma das principais questões presentes no debate da atualidade sobre poesia, qual seja, a tensão entre tradição e diversidade, para, no capítulo seguinte, buscar uma decifração dos traços temáticos mais evidentes na obra roliminiana em estudo. Por fim, o trabalho analisa como se dá a preocupação do poeta quanto à representação artística de seus poemas.

Data da defesa: 19/dezembro/2008

Clique aqui para visualizar da Dissertação


Rodrigo da Rosa Pereira

Título: Para além do espelho: a ficção pedagógica de Himani Bannerji.

Resumo :  Em busca de respostas a por que e de que modo a escritura ficcional de Himani Bannerji faz-se de relevância específica para a cultura canadense, procuramos constituir uma reflexão crítica capaz de identificar, analisar e discutir o lugar e a significância da obra da escritora no contexto da Literatura Canadense (Sul-Asiática). Para tanto, propomos uma abordagem de sua escrita ficcional, evidenciando o tratamento literário-discursivo do imigrante de origem sul-asiática no Canadá. Nossas considerações teóricas e analíticas fundamentam-se na crítica literária do Pós-colonialismo e dos Estudos Culturais, particularmente no que se refere a noções que subjazem o aspecto pedagógico da literatura. Como resultado, esperamos possibilitar um ambiente de revisão do discurso historiográfico-literário canadense, ao reconhecer a produção ficcional da autora como significativa no contexto expressivo das minorias étnicas. Especificamente, através do entrelaçamento analítico dos contos The Other Family (1990) e On a Cold Day (1999), buscamos revelar a existência do caráter pedagógico pós-colonial dessa escrita narrativa. O conjunto simbólico de sua linguagem narrativa torna-se um elemento fundamental na construção de nosso argumento.

Data da defesa: 25/julho/2008

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Vinícius Marques Estima

Título: A História da literatura do Rio Grande do Sul, de Guilhermino César: o inventário do período de formação da literatura sul-rio-grandense.

Resumo : Essa dissertação analisa a História da literatura do Rio Grande do Sul (1956), de Guilhermino Cesar, com o objetivo de contribuir para a compreensão do processo de escrita da história da literatura sulina, tal como a formulou o historiador mineiro. A análise crítica da obra é desenvolvida à luz dos mais recentes estudos da Teoria da História da Literatura, campo do conhecimento que tem se ampliado a partir das últimas décadas do século XX. Nesse sentido, investigamos os pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos que norteiam a escrita historiográfica do autor, identificando, por exemplo, quais os principais posicionamentos críticos por ele assumidos, qual o conceito de literatura que embasa a construção de sua pesquisa, quais os critérios empregados na constituição do cânone literário rio-grandense, bem como questões relativas à apresentação e desenvolvimento formal dessa obra, fonte imprescindível para aqueles que se dedicam ao estudo da literatura do Rio Grande do Sul.

Data da defesa: 23/janeiro/2009

Clique aqui para visualizar a Dissertação