Turma 2010
            _____________________________________________________________________________________________________________
 

Carolina Velleda de Moraes

Título: Cerrar los ojos y vernos: o caminho interior em Ejercicios Materiales de Blanca Varela

Resumo :Esta dissertação propõe uma leitura interpretativa da obra Ejercicios materiales (1993), da poeta peruana Blanca Varela (1926-2002). Destaca-se, inicialmente, a relação estabelecida entre a autora e o público leitor, no levantamento dos principais textos críticos relativos à sua poética, sobretudo ao livro em estudo. O exercício interpretativo se efetiva na análise dos poemas representativos, focando as estratégias discursivas que delineiam o percurso do sujeito poético direcionado à interiorização. Conforme indica o título, são exercícios ligados à matéria e, assim, centralizam-se no corpóreo, mas abraçam o universo interior, dialogam. Dessa relação edificam-se outros “pares” que, igualmente, estão em constante diálogo: interior e exterior, sagrado e profano. Enfim, a presente pesquisa pretende uma aproximação à poesia vareliana, no intuito de contribuir para um maior conhecimento da mesma.

Data da defesa: 3/maio/2013

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Daniel Baz dos Santos

Título: Tradição e renovação em uma história do Romance de 30, de Luís Bueno.

Resumo : Esta dissertação analisa o livro Uma história do romance de 30, de Luís Bueno, a partir de conceitos relativos à escrita da história da literatura. Para tanto, busca-se averiguar os artifícios retóricos de sua construção, como narratividade, taxonomia e cânone. Além disso, a partir dos conteúdos expressos pelo objeto analisado, pretende-se discutir uma série de temas relativos à literatura brasileira e sua tradição historiográfica. Sendo assim, estuda-se, por exemplo, a trajetória do romance de 30 enquanto gênero nas histórias da literatura brasileira; pensam-se noções célebres na histografia literária nacional, como a noção, de “sistema” de Antonio Candido, e o nacionalismo literário; entre outras preocupações. 

Data da defesa: 13/abril/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Gracieli de Brida

Título: O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, e marcas autobiográficas.

Resumo :Esta dissertação busca discutir o romance O filho eterno, de Cristovão Tezza. Propõe-se uma leitura com base nas teorias sobre a narrativa autobiográfica objetivando avaliar que o romance pode ser lido também como uma escrita autobiográfica, além de contribuir para uma maior compreensão dessas produções e para o seu fortalecimento como criações literárias. Desse modo, O filho eterno será investigado a partir de dois aspectos centralizadores: primeiro, a ruptura às teorias propostas por Philippe Lejeune e o pacto de leitura, averiguando o pacto autobiográfico, o pacto romanesco e o pacto fantasmático; e segundo, a formulação de uma estrutura autobiográfica que ultrapassa as medidas do institucionalizado narrador autodiegético, entrelaçada pelo tempo, a memória e a história.

Data da defesa: 10/setembro/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Hibrahima Nelia Oliveira

Título: O percurso  poético-identitário de Aimée Bolaños nas Vozes de Las Otras.

Resumo : Esta dissertação examina o livro Las Otras: Antología mínima del silencio (2004), de Aimée G. Bolaños, mais especificamente, dez dos poemas, os quais foram organizados em quatro grupos para traçar o percurso diaspórico da escritora, desde sua saída de Cuba, até seu domiciliamento no Brasil, na cidade do Rio Grande, no sul do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são abordadas a questão da mulher e da subalternidade, por se tratar de uma antologia composta por vozes femininas, e ainda são feitas reflexões sobre multivocalidade e construção identitária.

Data da defesa: 11/dezembro/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Leandro Amorim Elpo

Título: "Você, Quaresma, é um visionário!" : O conflito entre herói e mundo no romance de Lima Barreto Triste fim de Policarpo Quaresma.

Resumo : O presente trabalho pretende analisar o conflito entre o protagonista do romance de Lima Barreto Triste fim de Policarpo Quaresma e o seu mundo, o mundo que representa ficcionalmente o Rio de Janeiro da Primeira República, tendo como referencial teórico A teoria do romance, de Georg Lukács. Busca-se aplicar ao herói Policarpo Quaresma dois conceitos elaborados nesta obra: o conceito de heroísmo problemático e o conceito de idealismo abstrato. Policarpo Quaresma será entendido, portanto, como um herói problemático, sujeito a um idealismo abstrato que o coloca em descompasso com a realidade concreta em que vive, o que lhe configura, perante as demais personagens do meio que o circunda, a imagem de um “visionário. Como, de acordo com Georg Lukács, o herói problemático, que se encontra em conflito com o seu mundo, surge com o romance na modernidade, este estudo visa ressaltar o caráter moderno da obra ficcional de Lima Barreto, buscando contribuir para sua reinserção no sistema literário brasileiro como obra própria, produção autônoma, para além do epíteto de pré-modernista.

Data da defesa: 1/outubro/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Lucas Milano di Gesu

Título: A história da mulher Ameríndia : Um estudo da narrativa  autobiográfica  Bobbi Lee : Indian Rebel, de Lee Maracle.

Resumo : Atualmente, o indivíduo está rodeado por inúmeros discursos sociais, e o trabalho literário é a maneira pela qual o escritor demonstra um ponto de vista. Essa característica define a literatura como uma ferramenta ideológica, negando sua existência como produção imparcial, característica que adiciona a qualquer produto literário um significado social. A ideologia do autor não é expressa somente através da narração, ela também é percebida pelo manejo com que ele/ela lida com os componentes estruturais do texto. Como qualquer prática social, o gênero literário é passível de mudanças em sua estrutura, acarretando novos significados. Levando em conta esse aspecto do discurso literário, esta dissertação irá observar no texto autobiográfico Bobbi Lee: Indian Rebel, de Lee Maracle, como a presença de traços oriundos da contação de estória altera a estrutura do texto autobiográfico, conforme definido por Philippe Lejeune, incorporando características do Künstlerroman. Junto a isso, serão observadas as ações da protagonista em busca de uma nova perspectiva que lhe possibilite definir-se como mulher indígena, em oposição ao comportamento de sua mãe e sua irmã Joyce. Através de sua trajetória pessoal, a protagonista mostra os esforços dos ameríndios para terem reconhecido seu lugar como sujeito político no Canadá.

Data da defesa: 28/novembro/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Lucilene Canilha Ribeiro

Título: A formação intimista feminina em Verão  No Aquário, de Lygia Fagundes Telles.

Resumo : Esta dissertação pretende analisar o romance Verão no aquário, de Lygia Fagundes Telles, à luz das teorias acerca do Bildungsroman. Parte-se do pressuposto de que o gênero do romance de formação sofreu diversas modificações ao longo de sua trajetória na literatura ocidental, e que, o romance de autoria feminina, ao tratar da formação da mulher, recorre a recursos estilísticos diferenciados dos demais. Mais especificamente, verifica-se como a autora brasileira compôs o seu segundo romance e, de que forma, esse se alinha a tradição do Bildungsroman.  

Data da defesa: 13/abril/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Maria da Graça Sayão Alves

Título: Os desencontros e a reconstrução da identidade no romance a Síndrome  de Ulisses, de Santiago gamboa.

Resumo : A presente dissertação analisa a obra A síndrome de Ulisses, de Santiago Gamboa, buscando verificar questões ligadas à diáspora.  Desse modo, empreende-se uma reflexão acerca das experiências do imigrante pobre no país de exílio, da significação do “outro” para o rompimento com a terra natal, da adaptação ao solo novo e da sobrevivência no exílio. Por fim, busca-se compreender como as vivências experimentadas no país buscado configuram-se na construção de uma nova identidade. 

Data da defesa: 14/agosto/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Pablo Andrés Rothammel

Título: Marcas de erotismo  em O louva-a-deus, de Antônio Carlos Resende

Resumo : A presente pesquisa tem por objetivo analisar a novela O louva-a-deus, do escritor Antônio Carlos Resende, a partir da temática erótica presente na obra. Com esse fim, identificam-se a natureza do erotismo e as suas manifestações, apoiando-se, principalmente, nas teorias desenvolvidas por Georges Bataille e Francesco Alberoni. Constata-se que, além da vinculação óbvia com o elemento sexual, existem outras marcas – a violência, o proibido, a transgressão, a morte, a salvação – que evidenciam a presença do fenômeno erótico na trama.

Data da defesa: 5/fevereiro/2013

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Sabrina Rodrigues Magalhães

Título: O contexto multicultural e as identidades de Barroco tropical, de José Eduardo Agualusa

Resumo : A presente dissertação tem por objetivo analisar a formação do sujeito angolano no romance Barroco Tropical (2009), de José Eduardo Agualusa, considerando aspectos históricos e literários. Para tanto, leva-se em conta as ideias de multiculturalismo, hibridismo e comunidade, bem como a categoria do Medo como figura chave na caracterização sócio-política do povo em Angola. Ainda, em relação à questão literária, observa-se a utilização de outros gêneros intercalados ao romance, os diferentes tipos de personagens, as referências metaficcionais e o que leva essa obra a pertencer à chamada metaficção historiográfica.

Data da defesa: 22/março/2013

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Sheila Fernandez Garcia

Título: O Homem Maldito, de Carlos Eugênio Fontana : o início do  romance sul-riograndense

Resumo : O presente trabalho pretende contribuir para a compreensão do sistema literário sul-rio-grandense e, para isso, pretende-se divulgar e analisar a obra literária do autor gaúcho Carlos Eugênio Fontana, a qual se revelou de suma importância para a compreensão da formação do sistema literário no Rio Grande do Sul, sendo que este autor foi o primeiro a publicar romance na cidade de Rio Grande e o quarto no Estado. Em 1858, Carlos Eugênio Fontana publicou o romance O homem maldito e, em 1860, a novela Cenas da vida. Por serem precursoras do gênero no Estado e estarem dentro do padrão literário vigente na época, o estudo destas obras torna-se necessário para a compreensão do processo literário na região sul do país. Contudo, cabe ressaltar que as análises deter-se-ão no romance O homem maldito, por este apresentar recursos literários propícios a uma investigação teórica. Desta forma, buscar-se-á analisar a obra do referido autor com o contexto literário da época em que foi produzida. Além disso, no decorrer da investigação, buscar-se-á analisar as discussões entre história e literatura presentes no romance O homem maldito, foco deste estudo, discutindo questões referentes ao gênero da obra, assim como estudar-se-á também a formação do sistema literário gaúcho, do qual Carlos Eugênio Fontana faz parte, observando a questão da produção/recepção de sua obra.

Data da defesa: 28/dezembro/2012

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Simone Xavier Moreira

Título: A formação da Princesa do Sul : rimórdios culturais e literários

Data da defesa: 20/fevereiro/2013

Resumo : Este estudo objetiva apresentar uma análise do processo pelo qual se formou e consolidou, nos termos propostos por Itamar Even-Zohar (1990), o sistema literário da cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram verificados os primórdios da leitura e produção cultural e literária da região onde hoje se situa o município, abrangendo o período que se inicia com a expulsão dos espanhóis e a estabilização político-militar da região nas últimas décadas do século XVIII, até a fundação da Bibliotheca Pública Pelotense, em 1876. Desta forma, pretende-se contribuir com o resgate da história da literatura em Pelotas ao reunir e analisar informações relacionadas principalmente ao período anterior a 1851 – ano da publicação do primeiro jornal na cidade –, o qual ainda é pouco estudado em dissertações e teses acadêmicas.

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Thiago Marques Schmidt

Título: A presença de personagens marginais nos contos de Arnaldo Campos

Resumo : Inserindo-se na linha de pesquisa Literatura Sul-Rio-Grandense, no âmbito do gênero conto, esta dissertação trabalha a obra de Arnaldo Campos, tendo como corpus principal de análise as obras O degrau, de 1969, e O justiceiro & outras histórias, de 1997, narrativas que percorrem a ideia da marginalidade como temática central, explorando personagens repletas de particularidades do cotidiano social e do imaginário. Deste modo, à medida que se relacionam a teoria do conto, a personagem narrativa, o conto contemporâneo e o conto sul-rio-grandense à temática da marginalidade, surge a possibilidade de estudos mais aprofundados sobre o escritor, bem como a discussão sobre o perfil das personagens marginais.

Data da defesa: 13/maio/2013

Clique aqui para visualizar a Dissertação


Wagner Soares Mees

Título: Tensões e distensões entre história e literatura em El mundo alucinante, de Reinaldo Arenas

Resumo : Este trabalho tem por objetivo analisar as relações entre história e literatura no romance El mundo alucinante, de Reinaldo Arenas. Trata-se da reconstrução biográfica das prisões e fugas do frei dominicano Servando Teresa de Mier, personagem decisivo nas histórias do México e da América Latina. Dessa forma, a leitura  crítica realizada buscou estabelecer uma dialética entre os campos teóricos da história e da literatura, observando como acontece no romance a problematização e a reconstrução do tempo histórico por intermédio da visão crítica e imaginativa do autor.

Data da defesa: 21/junho/2013

Clique aqui para visualizar a Dissertação