Objetivos

           _____________________________________________________________________________________________________________



O Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em História da Literatura, tem como objetivo principal a formação de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área de Literatura. Além disso, por se tratar do único doutorado, com área de concentração no campo da literatura, situado na Metade Sul do Estado do RS, o Programa objetiva atender aos egressos dos inúmeros cursos de Graduação em Letras existentes na região, como os vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), à Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e à própria Instituição, que possui em torno de 650 alunos matriculados no Curso de Graduação em Letras.

Em todos os processos seletivos, o Programa tem merecido uma procura significativa, mantendo uma média de 30 a 40 inscritos para as quinze vagas do Mestrado, e 30 para as 10 oferecidas para o Doutorado. O Programa, anualmente, tem procurado consolidar sua atuação através da promoção de eventos de caráter regional e nacional, objetivando a criação de um espaço para a reflexão em torno das questões atinentes à História da Literatura e às suas linhas de pesquisa. Os eventos realizados têm permitido a vinda de pesquisadores de outros programas de pós-graduação (UFMG, USP, PUCRS, PUCRJ, UFF, UERJ, UFPR, UFSC, UNESP, UFRGS, UFSM, entre outros), cuja contribuição tem sido decisiva para a qualificação do Programa. Afora isso, com o mesmo propósito, em todos anos, o Programa tem promovido a vinda de pesquisadores de instituições estrangeiras que ministraram cursos e proferem palestras aos alunos e professores.

O Programa, através de sua Coordenação, tem igualmente se empenhado na consolidação do curso através, entre outras, das seguintes ações:
      a) participação de todos os integrantes do corpo discente em projetos de pesquisa coordenados por um docente do curso;
      b) incentivo à produção científica continuada por parte dos docentes e discentes;
      c) incentivo e auxílio a docentes e discentes no sentido de que participem de eventos científicos com apresentação de trabalhos;
      d) a realização de concursos públicos objetivando o aumento e a qualificação do corpo docente; no curso de 2005, quatro novos doutores, que ingressaram na instituição através de concurso público na área de Literatura, foram integrados ao corpo docente do Programa.