Introduction

 

Welcome to the website of the Graduate Program in Letters (PPGL) at the Federal University of Rio Grande.


PPGL - FURG, founded in 2001, has two concentration areas - in History of Literature and in Language Studies – offering to the community a wide scope of research in the fields of Letters and Linguistics through the projects of its researchers.

Gabriela Mistral - palestra dia 09/05/2023, às 17h30, on-line

Gabriela Mistral, poeta chilena que revolucionou a educação no México, ressurge como referência em nossos dias. Filha de camponeses, foi feminista, dissidente sexual e… a primeira pessoa e a primeira mulher da América Latina a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura (1945)
Hoje, continuando com demandas estudantis somadas às feministas – e tantas outras –, Gabriela Mistral está em toda parte. É uma referência dissidente.
Por exemplo, para as pessoas que são favoráveis à legalização ou descriminalização da maconha – Mistral usava, para aliviar a dor do câncer –, para as mulheres que lutam contra o lesbofeminicídio, para as camponesas pobres, para as indigenistas, para as escritoras, para o coletivo queer, para o ambientalismo, veganismo, astronomia – ela é uma referência transversal. Gabriela Mistral também é reconhecida por ter convivido com muitas pessoas importantes que posteriormente defenderam os direitos humanos – como o juiz Juan Salvador Guzmán Tapia, o único que julgou Pinochet.
Esse processo de atualização dos usos da memória em torno de Gabriela Mistral foi sustentado por um boom editorial. A estreia do documentário Locas mujeres, da cineasta María Elena Wood, oferece imagens, áudios e vestígios nunca antes vistos. Disponível em: https://filmow.com/loucas-mulheres-t302761/ -- Acesso em 08/05/2023
Recuperar sua figura é habilitar todas as suas dimensões. É resgatar os significados das práticas e dos discursos. É abraçar suas estratégias para intervir em um ambiente patriarcal muitas vezes avesso à sua presença e à das escritoras em geral.
Assim vamos redescobrindo, aos poucos, Gabriela Mistral - protagonista do seu tempo.

Palestra imperdível, com a Profa. Dra. e poeta Aimée Bolaños, amanhã, dia 09/05/2023, às 17h30, on-line, no canal do PPGL no YouTube: https://www.youtube.com/@PPGLFURG