Prêmio AGES - Categoria Especial

  

Prêmio AGES - Categoria Especial

O livro “Retratos de camafeu: biografias de escritoras sul-rio-grandense”, organizado pela professora Maria Eunice Moreira (PUCRS), recebeu o Prêmio AGES, instituído pela Associação Gaúcha de Escritores, como Livro do Ano, na Categoria Especial.

Resultado de um Projeto de Pesquisa desenvolvido sob a coordenação da PUCRS, junto com a UCS e a FURG, o livro apresenta a biografia de nove escritoras gaúchas, praticamente desconhecidas da historiografia literária e que tiveram seus poemas, contos, crônicas e charadas publicados no “Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro”, editado em Lisboa. Da FURG, participam do projeto e do livro os professores Mauro Nicola Póvoas e Francisco das Neves Alves, ambos do quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG.

O projeto, cujo livro é seu resultado mais concreto, visou à recuperação da história de vida desse conjunto singular de escritoras, no contexto da história da literatura sulina. As autoras biografadas são as seguintes: Andradina América Andrade de Oliveira, Anália Vieira do Nascimento, Cândida Fortes Brandão, Ibrantina Cardona, Júlia César Cavalcanti, Julieta de Melo Monteiro, Luísa Cavalcanti Guimarães, Maria Clara da Cunha e Tercília Nunes Lobo. Detalhes no link.

 

 

 Prêmio AGES

O livro teve uma tiragem limitada, e pode ser visualizado aqui: Retratos de Camafeu

O Prof. Dr, Mauro Nicola Póvoas, coordenador adjunto do PPGL - FURG , escreveu uma resenha do livro para a revista Herança, de Portugal, publicada recentemente:

Revista Herança - Resenha "Retratos de Camafeu"