Introduction

 

Welcome to the website of the Graduate Program in Letters (PPGL) at the Federal University of Rio Grande.


PPGL - FURG, founded in 2001, has two concentration areas - in History of Literature and in Language Studies – offering to the community a wide scope of research in the fields of Letters and Linguistics through the projects of its researchers.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, AUTOAVALIAÇÃO E DESTAQUES DO PROGRAMA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 O Programa de Pós-Graduação em Letras, vinculado ao Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em função do seu objetivo principal ser a formação de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área do Letras, estabeleceu, para o período 2021-2024, as metas a seguir.

 Metas de Curto Prazo:

  • - promover a alteração da área de concentração em História da Literatura em função dos constantes comentários dos avaliadores da CAPES, nos últimos triênios e na avaliação quadrienal, sobre a pouca aderência dos projetos de pesquisa dos docentes, de dissertações nem sempre voltadas à referida área de concentração, considerado que o corpo docente se modificou significativamente desde a fundação do Programa de Pós-Graduação em Letras. Parte do esforço nesse sentido se iniciou em 2020, quando do final do quadriênio;
  • - consolidar a área de concentração em Estudos da Linguagem, nível Mestrado, aprovada em 2017 e implementada em 2018, e estando já em pleno funcionamento, inclusive para levá-la a oferecer Doutorado até 2022;
  • - estimular os docentes a manterem atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
  • - seguir buscando maior diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de qualificação e defesa de Mestrado e de Doutorado. Em função do orçamento do PPGLetras, tem-se com frequência a presença de docentes da UFPel, PUCRS, UNIPAMPA e UFSM devido ao baixo custo. Ainda que a Coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, pretende-se incrementar a participação de diferentes professores externos via webconferência, o que se tem mostrado satisfatório;
  • - organizar pelo menos um evento por ano no âmbito do Programa, dialogando com as suas linhas de pesquisa e com as áreas de concentração, em conjunto ou em separado;
  • - melhorar o tempo médio das defesas de dissertações e teses, procurando atender o prazo sugerido pela CAPES, respectivamente, 24 e 48 meses;
  • procurar desenvolver um acompanhamento mais efetivo dos egressos, obtendo o registro de seus destinos (por no mínimo 5 anos após sua titulação), o que já teve se iniciou, em pequena escala, em 2020;

 

 

Metas de Médio Prazo:

  • - manter edital permanente de credenciamento de professores internos e/ou externos à FURG, em ambas as Áreas de Concentração, buscando acolher aqueles que, seja na condição de permanente ou colaborador, contribuam para consolidar e ampliar as pesquisas e as atividades de docência e/ou orientação;
  • - melhorar a distribuição de orientação entre os docentes, evitando que alguns tenham excesso de orientações e outros poucos orientandos. Neste sentido, cabe mencionar que desde 2017 o edital de seleção de alunos regulares indica o limite de vagas que cada orientador tem disponível para a seleção;
  • - seguir incentivando alunos e professores a participarem de eventos nacionais e internacionais, auxiliando-os financeiramente, considerando-se as possibilidades permitidas pelo orçamento recebido pelo PROAP;
  • - procurar estimular as ações interinstitucionais com instituições estrangeiras, para que vá além de atividades esporádicas de estudos pós-doutorais de docentes ou de períodos de bolsas sanduíches (PSDE) dos discentes do Programa, mas que se incremente o relacionamento entre os professores das instituições e que se estabeleçam parcerias de pesquisa, de docência e de publicação, bem como participação em eventos acadêmicos etc.;
  • - ampliar, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais como OEA e PROAFRI (há, no momento, 1 aluno de cada convênio);
  • - incrementar o processo de internacionalização por meio de intercâmbios e convênios com entidades estrangeiras;
  • incrementar as iniciativas de intercâmbios e convênios com entidades nacionais;
  • - manter e ampliar as atividades vinculadas e relacionadas à educação básica, promovendo a atualização e a formação dos professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, efetivando assim a integração entre a Universidade/PPGLetras e a rede de ensino básica.

 

Metas de Longo Prazo:

  • - estimular os doutorandos a participar de novas edições do Programa de Doutorado-Sanduíche noExterior (PDSE) – CAPES, qualificando ainda mais as teses escritas e defendidas;
  • - incentivar os docentes, a par de publicarem sobretudo em revistas de Qualis A1, A2, B1, a escreverem e/ou organizarem livros, redigirem capítulos de livros, publicarem em anais de eventos, evitando a dispersão de textos em periódicos ou volumes de pouco impacto na área;
  • incentivar os discentes a realizarem publicações preferencialmente em periódicos com Qualis A e B, bem como em anais de eventos nacionais e internacionais;
  • - qualificar melhor a revista do Programa, os Cadernos Literários, Qualis B3 na Classificação de Periódicos Quadriênio 2013-2016;
  • retomar a publicação da Série “Traduções” dos Cadernos Literários, há alguns anos descontinuada. Em reuniões já realizadas com as professoras Dra. Rubelise da Cunha, Dra. Kelley Duarte, Dra. Eleonora Barretto, um novo perfil da publicação está sendo gestado, o qual se pretende divulgar. A intenção primeira é realizar a publicação de um volume por ano, considerando-se o novo modelo e perfil da série;
  • - revisar a catalogação dos acervos bibliográficos dos núcleos do Programa, o de Pesquisas Literárias e o de Estudos Canadenses, a fim de atualizar o número de volumes presentes em cada uma das bibliotecas, facilitando e universalizando-lhes a consulta.
  • - manter as várias atividades de melhoria da qualificação do Programa arroladas adiante.

 

 

 

AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA - AUTOAVALIAÇÃO

 

O Programa, seguindo seu Planejamento Estratégico para o quadriênio, tem se empenhado na melhoria de seu desempenho. Com esse objetivo, tem

 a) Distribuído a produção científica do corpo docente de forma mais harmônica e equilibrada entre os seus membros;

b) Se empenhado para que os projetos de pesquisa de alguns docentes dialoguem de modo mais evidente com a área de concentração e linha a que estão vinculados;

  1. c) Participado de iniciativas que colaboram para a internacionalização, como a participação de docentes estrangeiros em cursos e eventos;
  2. d) Promoveu uma distribuição mais equânime de orientandos junto aos orientadores;
  3. e) Estimulado o corpo docente a solicitar bolsa de pesquisa em produtividade do CNPq. A partir de 2020, o Programa passou a contar com 2 novos docentes com Bolsa de Produtividade (PQ);
  4. f) Intensificado, via convênios e outras iniciativas, como cursos e eventos interinstitucionais, o intercâmbio com outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras. Há dois convênios em andamento;
  5. g) Promovido a inserção social junto à cidade e à região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive realizando pesquisas de campo que permitem um contato mais direto;
  6. h) Promove ações de atualização e de formação dos professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio por meio de cursos e atividades de extensão;
  7. i) Promovido a participação ativa e continuada de seu corpo docente e discente em eventos científicos da área, em âmbito regional, nacional e internacional;
  8. j) Incentivado continuamente os alunos para que participem de eventos externos à FURG, visando à qualificação acadêmica do corpo discente.

 

ALGUNS DESTAQUES DO PROGRAMA

 

Merecem destaque alguns elementos que caracterizam o Programa:

 a) a estrutura do Programa apresenta-se coesa, havendo diálogo, na área de concentração em História da Literatura, entre as linhas de pesquisa, as disciplinas e os projetos de pesquisa dos docentes. Esta relação é bastante evidente na área de concentração em Estudos da Linguagem, em que linhas de pesquisa, disciplinas e projetos de investigação dialogam entre si de maneira bastante coesa;

  1. b) as salas de aula possuem equipamento multimídia, os núcleos e a secretaria são bem equipados, e os professores possuem gabinetes de trabalho nas dependências do Instituto de Letras e Artes (ILA) ou do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI);
  2. c) a plena integração com a Graduação;
  3. d) a manutenção de projetos de pesquisa por todos os professores do Programa;
  4. e) a participação dos discentes em projetos de pesquisa coordenados pelos docentes;
  5. f) os discentes são estimulados a publicar resultados de pesquisas e a participar de eventos científicos no país e no exterior;
  6. g) os docentes já possuem, em grande parte, pós-doutorado ou estão em vias de realizá-lo, observando um calendário de atividades estabelecido pelo Programa e pelo ILA, via Plano de Capacitação da FURG;
  7. h) a atualização contínua do sítio do Programa, em português, inglês e espanhol;
  8. i) a vinculação de professores estrangeiros ao Programa, não apenas para cursos, palestras e aulas regulares, mas igualmente na qualidade de visitantes. O Programa conta nos últimos 4 anos com um Visitante português e está em vias de contratar um docente cubano para um período inicial de 2 anos.
  9. j) a implantação, a partir da consolidação do Mestrado, do Doutorado em Estudos da Linguagem, a partir de 2021, com início em 2022, com seleção já feita e aulas a se iniciar do segundo semestre de 2022