PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, AUTOAVALIAÇÃO E DESTAQUES DO PROGRAMA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 O Programa de Pós-Graduação em Letras, vinculado ao Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em função do seu objetivo principal ser a formação de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área do Letras, estabeleceu, para o período 2021-2024, as metas a seguir.

 Metas de Curto Prazo:

 

 

Metas de Médio Prazo:

 

Metas de Longo Prazo:

 

 

 

AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA - AUTOAVALIAÇÃO

 

O Programa, seguindo seu Planejamento Estratégico para o quadriênio, tem se empenhado na melhoria de seu desempenho. Com esse objetivo, tem

 a) Distribuído a produção científica do corpo docente de forma mais harmônica e equilibrada entre os seus membros;

b) Se empenhado para que os projetos de pesquisa de alguns docentes dialoguem de modo mais evidente com a área de concentração e linha a que estão vinculados;

  1. c) Participado de iniciativas que colaboram para a internacionalização, como a participação de docentes estrangeiros em cursos e eventos;
  2. d) Promoveu uma distribuição mais equânime de orientandos junto aos orientadores;
  3. e) Estimulado o corpo docente a solicitar bolsa de pesquisa em produtividade do CNPq. A partir de 2020, o Programa passou a contar com 2 novos docentes com Bolsa de Produtividade (PQ);
  4. f) Intensificado, via convênios e outras iniciativas, como cursos e eventos interinstitucionais, o intercâmbio com outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras. Há dois convênios em andamento;
  5. g) Promovido a inserção social junto à cidade e à região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive realizando pesquisas de campo que permitem um contato mais direto;
  6. h) Promove ações de atualização e de formação dos professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio por meio de cursos e atividades de extensão;
  7. i) Promovido a participação ativa e continuada de seu corpo docente e discente em eventos científicos da área, em âmbito regional, nacional e internacional;
  8. j) Incentivado continuamente os alunos para que participem de eventos externos à FURG, visando à qualificação acadêmica do corpo discente.

 

ALGUNS DESTAQUES DO PROGRAMA

 

Merecem destaque alguns elementos que caracterizam o Programa:

 a) a estrutura do Programa apresenta-se coesa, havendo diálogo, na área de concentração em História da Literatura, entre as linhas de pesquisa, as disciplinas e os projetos de pesquisa dos docentes. Esta relação é bastante evidente na área de concentração em Estudos da Linguagem, em que linhas de pesquisa, disciplinas e projetos de investigação dialogam entre si de maneira bastante coesa;

  1. b) as salas de aula possuem equipamento multimídia, os núcleos e a secretaria são bem equipados, e os professores possuem gabinetes de trabalho nas dependências do Instituto de Letras e Artes (ILA) ou do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI);
  2. c) a plena integração com a Graduação;
  3. d) a manutenção de projetos de pesquisa por todos os professores do Programa;
  4. e) a participação dos discentes em projetos de pesquisa coordenados pelos docentes;
  5. f) os discentes são estimulados a publicar resultados de pesquisas e a participar de eventos científicos no país e no exterior;
  6. g) os docentes já possuem, em grande parte, pós-doutorado ou estão em vias de realizá-lo, observando um calendário de atividades estabelecido pelo Programa e pelo ILA, via Plano de Capacitação da FURG;
  7. h) a atualização contínua do sítio do Programa, em português, inglês e espanhol;
  8. i) a vinculação de professores estrangeiros ao Programa, não apenas para cursos, palestras e aulas regulares, mas igualmente na qualidade de visitantes. O Programa conta nos últimos 4 anos com um Visitante português e está em vias de contratar um docente cubano para um período inicial de 2 anos.
  9. j) a implantação, a partir da consolidação do Mestrado, do Doutorado em Estudos da Linguagem, a partir de 2021, com início em 2022, com seleção já feita e aulas a se iniciar do segundo semestre de 2022