Ciclo Letivo

O PPGLETRAS apresenta um ciclo letivo baseado em semestres: 4 para Mestrado e 8 para Doutorado. Sendo assim, a matrícula nas disciplinas é realizada semestralmente. Os alunos matriculam-se em disciplinas Obrigatórias e Optativas.

CURSO DE MESTRADO

No Mestrado, o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas é cumprido com 9 (nove) créditos obrigatórios na Área de Concentração em História da Literatura e um mínimo de 15 (quinze) créditos em disciplinas optativas, e com 6 (seis) na Área de Concentração em Estudos da Linguagem e um mínimo de 18 (dezoito) créditos em disciplinas optativas. Além disso, caso haja interesse, os mestrandos podem matricular-se em outras disciplinas optativas, cumprindo um número de créditos além do mínimo exigido legalmente. Nesse sentido, tem-se registrado a tendência ao cumprimento de um número de créditos superior ao mínimo, o que se atribui: (a) à atualidade das disciplinas e dos temas nelas abordados, (b) à busca, pelos alunos, de formação sólida e abrangente, visando a concursos e a um mercado de trabalho exigente e competitivo.

CURSO DE DOUTORADO

No Doutorado na Área de Concentração em História da Literatura, o aluno precisa integralizar 15 (quinze) créditos em disciplinas (caso sejam aproveitados os vinte e quatro créditos cursados do Mestrado), que deverão ser cursados ao longo dos três primeiros semestres do curso. Caso não tenha realizado o Mestrado em Letras na FURG, o aluno precisará fazer as disciplinas obrigatórias Teoria da História e Teoria da História da Literatura. Tendo o doutorando cumprido os créditos em disciplinas, precisa submeter a Tese em elaboração ao ‘Exame de Qualificação’.