Estrutura Curricular

Visando ao alcance dos objetivos propostos, à integração entre disciplinas, linhas e projetos de pesquisa, e ao oferecimento do mais avançado conhecimento em Letras nas Áreas de História da Literatura (HL) e Estudos da Linguagem (EL), com suporte teórico e perspectivas críticas, os  Cursos de Mestrado e Doutorado estão organizados de modo a oferecer um núcleo básico de disciplinas obrigatórias em cada uma das áreas, o qual tem em vista a discussão e a pesquisa de conteúdos que permitam não só a solidificação de fundamentos conceituais da áreas de concentração, mas também o oferecimento de subsídios à escolha consciente, pelos alunos, de uma das linhas de investigação oferecidas pelo Programa.

CURSO DE MESTRADO

Na Área de História da Literatura, três disciplinas, desde 2002, constituem esse núcleo básico: Teoria da História, Teoria da História da Literatura e Seminário de Pesquisa.

Na Área de Estudos da Linguagem, duas disciplinas, desde 2018, constituem o núcleo básico: Bases Epistemológicas da Linguística e Seminário de Dissertação.

A formação oferecida pelo nível de Mestrado do PPG em Letras da FURG é complementada por disciplinas eletivas, para que os alunos integralizem o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas exigido pelo Regimento do Programa.

Disciplinas do Mestrado na Área de História da Literatura

Teoria da História da Literatura: A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.

Teoria da História: Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crscente otimismo burguês pós Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo/subjetivismo, racionalismo/irracionalismo, modernidade/pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.

Seminário de Pesquisa: A pesquisa em Letras: escolha do tipo de pesquisa, delimitação do tema, formulação do problema, definição do corpus, opção pelo referencial teórico adequado. Hipóteses, instrumentos, documentação. O trabalho científico: natureza e características. Análise, crítica e elaboração de projetos de pesquisa.

História da Imprensa: A imprensa escrita e as Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa com os jornais como fonte e/ou objeto de trabalho: história da imprensa e a história através da imprensa. A imprensa literária. A construção do discurso jornalístico: formações, modalidades e estratégias discursivas. O controle do discurso jornalístico. A análise do texto e da imagem no jornalismo. A evolução da imprensa e as conjunturas históricas nacional, regional e local.

Estética da Recepção: A estética da recepção em suas teses. As contribuições da estética da recepção para a História da Literatura.

História da Arte: Análise da Literatura e outras formas de manifestação artística, no âmbito da História da Arte. Relações da Literatura com a Música, as Artes Plásticas, o Cinema, o Teatro, a Arquitetura.

História da Leitura: A história da leitura: a formação do leitor; a mulher leitora; leitura e escola; a indústria do livro; a leitura da literatura.

História da Literatura Brasileira: As contribuições para a história da literatura brasileira ao tempo do Romantismo. As primeiras histórias da literatura brasileira. As histórias literárias brasileiras contemporâneas e seus critérios norteadores. As histórias literárias regionais.

Literatura de Expressão Feminina: História, mitos, cânone e tradição literária: o lugar das mulheres escritoras na historiografia literária. Cultura, ideologia e sociedade: a categoria gênero (gender). Gênero literário (genre) e gênero (gender). Fundamentos da teoria e a da crítica literária feminista.

Literatura do Rio Grande do Sul: A literatura do Rio Grande do Sul: das origens à contemporaneidade. O ensaio crítico e a historiografia literária sul-rio-grandense. A literatura sul-rio-grandense no contexto da literatura brasileira.

Literatura e História: Literatura e História: o entrecruzamento de discursos. A narratividade na História e na Literatura. As representações literárias da história. O romance histórico.

Teoria da Literatura: A teoria da literatura: formação e história. A teoria da literatura como ciência da literatura. Caminhos e pressupostos da teoria da literatura. Teoria da Literatura e História da Literatura.

Teoria dos Gêneros: A teoria dos gêneros literários: a épica, a lírica, a dramática. A teoria dos gêneros e a crise da modernidade e da pós-modernidade. Teoria dos gêneros e História da Literatura.

Literatura Comparada: Conceitos fundamentais no âmbito da Literatura Comparada. Vertentes da Literatura Comparada: o comparatismo francês e o comparatismo americano. A Literatura Comparada na América Latina. A Literatura Comparada no Brasil. Literatura Comparada e História da Literatura.

Tópicos Avançados de Literatura Brasileira: Estudo de tópico(s) específico(s) no âmbito da literatura brasileira.

Tópicos Avançados de Literatura Comparada: Estudo de tópicos específicos no âmbito da Literatura Comparada.

Tópicos Avançados de História da Literatura: Estudo de tópico específico da História da Literatura, ou das histórias literárias nacionais e regionais.

Disciplinas do Mestrado na Área de Estudos da Linguagem

Bases Epistemológicas da Linguística: Constituição da Linguística como ciência. Panorama de diferentes correntes linguísticas e seus programas para a abordagem dos fenômenos da linguagem.

Seminário de Dissertação: O texto argumentativo: desafios na construção de um argumento coeso e coerente. Explicitação das diretrizes para a elaboração de uma dissertação de mestrado. Reflexão sobre essas diretrizes. Análise e discussão dos projetos de dissertação.

Estudos de Aquisição e Aprendizagem de Línguas: Estudo dos principais construtos teóricos sobre aquisição e aprendizagem de línguas. Implicações pedagógicas das teorias para o processo de ensino e aprendizagem.

Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas: Tratamento de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros discursivos na escola. Análise de sequências didáticas de gênero como instrumento para formação de professores de línguas. Discussão dos usos e funções sociais de diferentes linguagens e suas implicações para a compreensão dos múltiplos letramentos.

Cultura e Identidade no Ensino de Línguas: Os conceitos de cultura e de identidade na contemporaneidade a partir da problematização da noção de língua sob diferentes enfoques teóricos. As relações entre linguagem e cultura digital. Os construtos de cultura e de identidade no ensino de línguas.

Formação Metodológica do Professor de Línguas: Estudo das correntes teóricas e tendências investigativas na área de formação do professor de línguas. Reflexão a partir das bases teóricas sobre as metodologias de ensino de línguas.

Pesquisa em Linguística Aplicada: Teoria e Prática: Estudos contemporâneos em Linguística Aplicada. Ancoragem teórico-epistemológica da Língua Materna e de Línguas Estrangeiras como disciplinas escolares. Linguística Aplicada e os usos sociais da linguagem na escola. Discussão de concepções teórico-metodológicas que embasam o ensino de leitura e de escrita no contexto escolar.

Leitura, Letramento Literário e Mediação Pedagógica: Ensino da leitura no ambiente escolar a partir da perspectiva de linguagem como um fenômeno social. A leitura e suas práticas sociais. Práticas de leitura para diferentes letramentos. Letramento literário. Ensino de literatura. Leitura e mediação pedagógica. Sociologia da leitura.

Ensino e Aprendizagem de Língua e Literatura Estrangeira: A língua estrangeira (LE) sob a perspectiva dos estudos de letramento. O ensino de LE sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Observação da realidade de ensino de LE na escola. Aprendizagem por projetos. O ensino de literatura estrangeira: desafios socioculturais e linguísticos. Letramento literário em literaturas estrangeiras.

Estudos de Letramento: Panorama da história da escrita. Modelos e concepções de letramento. Estudo das diferentes dimensões, perspectivas e efeitos do letramento. Estudo das relações oralidade/ letramento e alfabetização/letramento.

Letramento Digital: Processos de construção de sentido no contexto das tecnologias digitais da informação e comunicação. Discussão sobre Internetês, hipertexto, hipermídia e hipermodalidade. Cultura digital e identidade. Letramentos digitais na escola.

Aspectos Estruturais do Português: Análise estrutural da língua pelo viés fonético-fonológico. A fonologia e sua interface com os demais componentes da gramática: implicações para o ensino. 

Variação Linguística e Ensino: A Teoria da Variação: aspectos metodológicos. Estudo da diversidade da língua nas abordagens da Dialetologia, da Sociolinguística e da Linguística Histórica: contribuições para o ensino.           

Estudos em Análise do Discurso: Fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso Francesa. Sujeito, ideologia, condições de produção, formação discursiva, interdiscurso, forma-sujeito.  Estudo da relação entre discurso, história e memória.

Análise do Discurso e Ensino: Processos de formulação, constituição e circulação de sentidos na/da escola. A noção de língua, texto, discurso, práticas de leitura e escrita na perspectiva da Análise do Discurso Francesa.

Estudos Enunciativos da Linguagem: Constituição do campo dos estudos enunciativos da linguagem. Bases epistemológicas de teorias enunciativas. Desdobramentos teórico-metodológicos: análises enunciativas da linguagem. 

Enunciação e Ensino: O ponto de vista enunciativo de estudo da linguagem. Desdobramentos da Teoria da Enunciação para os estudos textuais e discursivos. Enunciação e ensino: diálogos interdisciplinares. Deslocamentos teórico-metodológicos para a abordagem da leitura e da produção de textos orais e escritos em sala de aula. Implicações para o processo de avaliação.

CURSO DE DOUTORADO

No Doutorado na Área de Concentração em História da Literatura, o aluno precisa integralizar 15 (quinze) créditos em disciplinas (caso sejam aproveitados os vinte e quatro créditos cursados do Mestrado), que deverão ser cursados ao longo dos três primeiros semestres do curso. Caso não tenha realizado o Mestrado em Letras na FURG, o aluno precisará fazer as disciplinas obrigatórias Teoria da História e Teoria da História da Literatura. Tendo o doutorando cumprido os créditos em disciplinas, precisa submeter a Tese em elaboração ao ‘Exame de Qualificação’ até, no máximo, 30 meses a contar do ingresso no curso.

No Doutorado na Área de Concentração em Estudos da Linguagem, o aluno precisa integralizar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, que deverão ser cursados ao longo dos três primeiros semestres. O aluno poderá solicitar o aproveitamento de créditos do Mestrado, no limite de 24 (vinte e quatro), devendo a solicitação ser examinada pelo programa para fins de verificação da compatibilidade entre disciplinas. Em todos os casos, o aluno precisará fazer as disciplinas obrigatórias Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem; Leituras Orientadas em Estudos de Linguagens; Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas; e Lingua(gem), Discurso e Ensino. Tendo o doutorando cumprido os créditos em disciplinas, precisa submeter a Tese em elaboração ao ‘Exame de Qualificação’ até, no máximo, 30 meses a contar do ingresso no curso.

 

 

Disciplinas do Curso de Doutorado na Área de História da Literatura

Teoria da História da Literatura: A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.

Teoria da História: Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crescente otimismo burguês pós Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo / subjetivismo, racionalismo / irracionalismo, modernidade / pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.

História da Narrativa Brasileira: História da narrativa brasileira: do Romantismo à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.

História da Poesia Brasileira: História da poesia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.

História da Dramaturgia Brasileira: História da dramaturgia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores, peças de teatro e grupos teatrais significativos para a configuração do sistema literário e teatral brasileiro.

Temas de História da Literatura Ocidental: Literatura Ocidental - conceito e abrangência. A Literatura Ocidental a partir de uma perspectiva diacrônica: a Antiguidade, a Idade Média e a Era Moderna. Estudo de autores e obras que constituem o cânone ocidental.

História da Literatura Portuguesa: As origens. Expansionismo. Identidade nacional. Viagens interculturais. Colonialidades. Diásporas. Transnacionalização. Transversalidades. Territorialidades. Cultura de fronteira. Globalização. A morte da nação.

História das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Primeiras manifestações. Confluências literárias. Periódicos literários. Sociedade e história. Colonialismo. Diásporas. Utopias. Oratura e letramento. Línguas. Guerras. Etnia. Raça. Religiosidades. Mitos. Identidades culturais. Pós-colonialismo. Globalização.

Literatura de Autoria Feminina: Teorias críticas feministas, história, discurso e representação. Cânone e tradição literária. Gênero como categoria de análise. Feminismo como crítica da modernidade. Mulher, raça, etnia e subalternidade.

Temas de História da Literatura do Rio Grande do Sul: Panorama da literatura do Rio Grande do Sul na prosa, na poesia, no teatro, no ensaio e na historiografia, das primeiras manifestações poético-ficcionais até a literatura contemporânea. Relações entre as literaturas sul-rio-grandense, brasileira e platina. Romantismo sulino, cor local e literatura gauchesca. Regionalidade e universalidade. Construção e desconstrução do mito do gaúcho. Relações entre literatura e história.

Literatura e Americanidade: Relações literárias interamericanas. Reflexão teórica sobre as origens da americanidade. Literatura e identidade nas Américas. Americanidade e transculturalidade. Hibridismo cultural e literário.

Literatura e Oralidade: Os diferentes gêneros da literatura oral e da literatura popular como práticas culturais. A relação entre o oral e o escrito, entre as narrativas orais e as formas literárias.

Literatura Autobiográfica, Histórias, Memórias e Tempos: Gênero autobiográfico - conceitos, variações estético-literárias, tipologias. Relações temáticas para o gênero. Referencialidade e ficcionalidade, autorreferencialidade e ficção. Gêneros literários e variações autobiográficas.

Literatura, Fontes Primárias e Periodismo: História da literatura e fontes. Resgate histórico-literário a partir de fontes primárias e do periodismo literário. Jornalismo e literatura. Imprensa literária: jornais, revistas, almanaques. Sistema literário. Cânone e margens. Rastro. Materialidade da literatura. Pesquisa em acervos, arquivos e bibliotecas.

Leituras Orientadas: Leitura orientada de temas concernentes às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa: História da Literatura; Escrita Feminina; Literatura Sul-Rio-Grandense; Literatura, História e Memória.

 Disciplinas do Curso de Doutorado na Área de Estudos da Linguagem

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS DA LINGUAGEM: Questões epistemológicas das ciências, em geral, das Ciências Humanas e da Linguística; paradigmas de investigação: abordagens quantitativas e qualitativas na construção do conhecimento; a ciência e seus embates: entre defensores, detratores e impostores; as distintas visões da Linguística como ciência disciplinar, interdisciplinar, indisciplinar e transdisciplinar; o compromisso social do campo de estudos da linguagem.

 LEITURAS ORIENTADAS EM ESTUDOS DE LINGUAGENS: Definição e delimitação do objeto e dos objetivos do estudo e sua justificativa; princípios teóricos, históricos e epistemológicos que instituem o paradigma e a metodologia de pesquisa e análise dos dados; princípios éticos envolvidos no projeto; a literatura da área e os dispositivos socioculturais e institucionais que articulam os conteúdos abordados na pesquisa; a especificidade das pesquisas de cunho quantitativo, qualitativo e qualiquantitativo.

 AQUISIÇÃO, APRENDIZAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS.: O fenómeno da aquisição da linguagem; a variação como inerente aos sistemas linguísticos; análise do funcionamento dos processos de variação e de aquisição do Português Brasileiro e de outras línguas naturais; relações entre o uso variável da língua e o processo de aquisição da linguagem; os processos de variação e de aquisição no ensino da língua materna e de línguas estrangeiras.

 LINGUA(GEM), DISCURSO E ENSINO: Bases teóricas da pesquisa linguística voltada à linguagem em funcionamento; a constituição formal e discursiva de diferentes textualidades a partir da reflexão sobre princípios e categorias analíticas aplicados ao discurso; Linguística Textual; Pragmática; Enunciação; Análises do Discurso; linguagem, discurso e ensino; didática do ensino de línguas.

 LINGUÍSTICA APLICADA E TRANSDISCIPLINARIDADE: Perspectivas da Linguística Aplicada na contemporaneidade; Articulação entre Linguagem e Sociedade; Epistemologias da LA: do disciplinar ao transdisciplinar; Linguística Aplicada de Vertente Crítica.

  PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA: Paradigmas científicos e pesquisa em Linguística Aplicada; Educação linguística e produção de conhecimento; Fundamentos epistemológicos e metodologias da LA; Ética e pesquisa em LA; Divulgação científica.

 TÓPICOS EM FONÉTICA, FONOLOG1A E VARIAÇÃO: Abordagem a fenómenos segmentais e prosódicos, com base em diferentes modelos teóricos, no que tange à aquisição e à variação em língua materna ou adicional.

 TÓPICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM DA FONOLOGIA DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O tratamento da pronúncia na aquisição de línguas adicionais; o papel da instrução explícita na aprendizagem da fonologia de línguas adicionais; foco na forma; variabilidade da interlíngua; ensino comunicativo de pronúncia; inteligibilidade e natividade.

 TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO: Teoria e análise do discurso político produzido em diferentes materiais idades, relacionando-os a conjunturas sócio-históricas determinadas; o político e a política; o discurso político e a ideologia; o discurso político e a mídia; o sujeito da política: cinismo e perversão; o sujeito da política: a mentira como estratégia política; o discurso político: a questão racial e o ensino.

 TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO: Teoria e Análise dos Processos de Significação; Conceptualização; Referência; Significado; Sentido; Categorização; Quantificação (escopo); implícitos (pressuposição, implicatura e acarretamento); considerando seus aspectos cognitivos, semântico-linguísticos, pragmáticos, enunciativos e discursivos.

 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA E ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: Bases Filosóficas da Teoria e Análise Dialógica do Discurso; Concepção Dialógica de Linguagem; Língua, Linguagem e Relações Dialógicas; Géneros do Discurso, Projeto Enunciativo e Arquitetônica; Dialogismo, Estética e Ética; Dialogismo e Identidade; Texto, Discurso e Género: implicações práticas; Dialogismo, subjetividade e consciência.