Apresentação

  • O PPGLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande tem como objetivos gerais:

    - Formar pesquisadores-docentes e promover a produção de conhecimento nas áreas de História da Literatura (único curso oferecido na área da Região Sul do Brasil) e na área de Estudos da Linguagem.

    - Proporcionar a docentes da área de Letras e a outros profissionais que atuem na literatura, linguagem e áreas afins um programa de pesquisas e estudos, teóricos e aplicados, visando a uma melhor qualificação e a uma integração com profissionais da área.

 

Os objetivos específicos do PPGLETRAS – FURG são os abaixo listados:

- Implementar e fortalecer as condições para a pesquisa na região, dentro e fora da universidade, através da institucionalização e da consolidação de projetos e grupos de pesquisa, incentivando a cooperação interinstitucional em âmbito nacional e internacional.

- Proporcionar aos professores de universidades e escolas da rede pública e particular, assim como a outros profissionais que utilizam a literatura e as linguagens como seu principal objeto de trabalho, oportunidade de formação continuada e de desenvolvimento dos conhecimentos literários e linguísticos necessários à sua prática pedagógica e/ou profissional.

- Oferecer aos alunos dos cursos de Letras da Região Sul do Estado e dos países do Mercosul, bem como, para o nível de Doutorado, aos egressos de cursos de Mestrado em Letras e áreas afins, a oportunidade de uma formação avançada em pesquisa e de uma prática pedagógica diferenciada, através da participação em projetos vinculados às linhas de pesquisa do Programa.

- Propiciar aos professores-pesquisadores da FURG e das outras universidades da região a oportunidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, pela incorporação de novos projetos e pelo contato com novos pesquisadores.

- Contribuir com os estudos sobre memória e acervos literários e linguísticos nos âmbitos local, nacional e transnacional, com uma abordagem interdisciplinar;

- Contribuir com a memória e os acervos literários e de imprensa da cidade do Rio Grande, Fronteira Sul e Região Sul do Brasil através de projetos de pesquisa e de conservação de acervos de imprensa e literários na Biblioteca Rio-Grandense;

- Contribuir com a memória e os acervos literários e de imprensa do  Brasil com o resgate e fortalecimento da memória linguística, literária e cultural de autores locais, das migrações características de uma cidade costeira e portuária, e dos povos minoritários (indígenas, quilombolas, refugiados). 

COORDENAÇÃO ATUAL (2019 – 2020)
Coordenadora: Profa. Dra. Rubelise da Cunha

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch

CONSELHO ASSESSOR
Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas

Profa. Dra. Sylvie Dion
Profa. Dra. Rosely Diniz da Silva Machado
Profa. Dra. Rubelise Cunha
Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch

 

HISTÓRICO 

O Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado na Área de História da Literatura, teve sua implantação aprovada pela Capes no segundo semestre de 2001, entrando em efetivo funcionamento a partir de 2002. Com a consolidação do Mestrado e a nota 4 de avaliação da CAPES, foi aprovado em 2011 e implantado a partir de 2012 o Doutorado na Área de História da Literatura. A atuação e importância do curso na região estava consolidada, recebendo avaliações com referências elogiosas da CAPES quanto a sua estruturação, funcionamento e impacto regional e nacional, visto ser o único Programa com Área de Concentração específica em História da Literatura na Região Sul e ter grande impacto social no sistema escolar e em projetos com a comunidade local, como os projetos de acervos literários e de imprensa desenvolvidos na Biblioteca Rio-Grandense. A área de concentração em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou no ano de 2018, com a abertura do curso de mestrado. O curso de mestrado em Estudos da Linguagem da FURG surge com um perfil diferente dos demais cursos da região, visto que apresenta em sua proposta de origem um vínculo de pesquisa que busca focar na educação. A proposta da nova área de concentração agrega linhas e grupos de pesquisa interessados na reflexão acerca dos fenômenos linguísticos em seus diferentes níveis de análise, da relação entre lingua(gem) e produção de sentido, bem como dos processos de aquisição, aprendizagem e ensino de línguas.