A revista Cadernos Literários (ISSN: 1415-8132; e-ISSN: 2675-3804) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL), ambos do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O periódico circula desde 1995, e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados à área dos Estudos Literários, em especial aqueles temas concernentes à área de concentração do Programa, História da Literatura, assim como às suas linhas de pesquisa: Literatura, História e Memória Literária; Literatura Sul-Rio-Grandense; Escrita Feminina.
O periódico apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Seção Livre, Entrevistas, Documentos, Resenhas, Tradução e Criação.
Dossiê Temático: a seção é organizada por um ou mais pesquisadores, especialistas no tema da chamada, pertencentes à FURG ou não. Para essa seção, são aceitos artigos pertinentes à temática proposta. Por número, serão publicados de 5 a 15 textos nessa seção.
Seção Livre: serão aceitos trabalhos sobre assuntos relativos aos Estudos Literários, recebido em fluxo contínuo. Por número, serão publicados até 10 textos nessa seção.
Entrevistas: serão aceitas entrevistas com escritores, professores e pesquisadores brasileiros ou estrangeiros. Por número, serão publicados até 2 textos nessa seção.
Documentos: serão aceitos trabalhos de pesquisa que resgatem textos e/ou autores da história da literatura brasileira ou de outras literaturas nacionais. Por número, serão publicados até 2 textos nessa seção.
Resenhas: serão aceitos trabalhos que comentem e resenhem obras de teoria, crítica e história, ou ficcionais/poéticas, publicadas até dois anos antes da data de submissão à revista. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.
Tradução: serão aceitas traduções de textos literários nos gêneros poéticos, narrativo e teatral, das línguas espanhola, inglesa e francesa, para o português. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.
Criação: serão aceitos textos literários nos gêneros poético, narrativo e teatral. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.
Todos trabalhos, em qualquer uma das seções, devem ser inéditos, e a sua submissão precisa se dar por meio dos meios indicados e dos prazos divulgados na página eletrônica da revista.
Podem submeter trabalhos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores vinculados a instituições de ensino de nível superior, a institutos federais de educação ou a fundações de pesquisa.
As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. Quando em português, o texto deve apresentar título, resumo e palavras-chaves em inglês; quando nas demais línguas, deve apresentar título, resumo e palavras-chaves numa dessas línguas e também em português.
Coautoria: é admitida, desde que o texto seja efetivamente feito em conjunto. Orientação não deve ser encarada como coautoria; nesses casos, o texto deve ser assinado somente pelo orientando, podendo haver uma nota de rodapé apontando quem orientou o ensaio.
Entre as suas diversas seções, a revista publicará, por ano, ao menos quatorze textos, em número único anual ou distribuídos em dois números semestrais. Será aceita a publicação de apenas um artigo por autor, a cada ano.
Visando atender aos critérios de avaliação de periódicos científicos, a fim de evitar a endogenia, a revista Cadernos Literários limita-se a publicar, anualmente, no máximo 30% do número de artigos cujos autores sejam vinculados à FURG.
A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à revista Cadernos Literários. Conceitos e opiniões veiculados nos textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do editor ou do Conselho Editorial da revista.