Discentes

Perfil Discente: 

O perfil do discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, Mestrado e Doutorado, é composto, em geral, por egressos dos Cursos de Letras, História, Jornalismo, Direito, Educação dentre outras áreas transversais às Áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem, os quais objetivam integrar a formação de pesquisador à docência em nível superior, ensino médio ou fundamental, ou a outras atividades profissionais vinculadas a sua área de formação.

 

Perfil  Egresso: 

Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG atuam principalmente em instituições acadêmicas, instituições de ensino fundamental e médio, municipais, estaduais e particulares, promovendo uma melhor qualidade e eficiência ao processo ensino-aprendizagem na área de Letras (língua e literatura). Em sua maioria, os egressos retornam ao Programa para participar de eventos, cursos, oficinas, relatos de experiência e de grupos de pesquisa, numa continuidade produtiva para o desempenho de suas funções. A estrutura curricular do Mestrado e do Doutorado do PPG em Letras da FURG foi proposta de modo a formar um profissional na área de Letras capaz de atuar como docente e pesquisador com um perfil que inclui:

- conhecimento profundo de sua área específica de atuação e capacidade de articulação com áreas afins para a construção de um conhecimento interdisciplinar;

- capacidade de assumir uma postura crítica em relação aos diferentes paradigmas de produção do conhecimento científico, incluindo a relevância do objeto de investigação, aspectos metodológicos, implicações teóricas e aplicações práticas;

- competência acadêmica para produzir trabalhos de pesquisa de qualidade publicável, capazes de gerar impacto nas áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem;

- capacidade de trabalhar em equipe, explorando os recursos de infraestrutura e sistemas de comunicação, não só de sua própria instituição, mas também de outras instituições e órgãos de fomento, estabelecendo parcerias e convênios;

- capacidade para orientar futuros pesquisadores, liderar grupos de pesquisa, avaliar propostas, projetos e trabalhos de colegas e gerir programas, núcleos ou centros de pesquisa;

- capacidade de interagir de modo produtivo com os diferentes segmentos de uma instituição de ensino, incluindo alunos, professores, funcionários e administradores;

- comprometimento com a educação, demonstrando capacidade de conviver com as diferenças, promover o diálogo, administrar conflitos e gerar condições de mudança e aprendizagem;

- capacidade de se envolver com os diferentes níveis de educação, do ensino fundamental ou universitário, incluindo o trabalho de extensão e educação continuada;

- consciência da importância de sua profissão como pesquisador e docente na área de Letras e das contribuições que essa área pode trazer para a construção da cidadania, identidade cultural e compromissos éticos.