Tese - Da sala de aula à prática docente : o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande/RS

Autor: Juliana Votto Cruz (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo investiga os principais agentes envolvidos no processo deformação de professores e no ensino de literatura do município do Rio Grande, RS.A pesquisa propõe-se, inicialmente, discutir aspectos teóricos relacionados àescolarização da literatura, sobretudo no contexto brasileiro, bem como a formaçãode leitores e o próprio conceito de leitura. Aborda, ainda, a crise no ensino dadisciplina e aponta possíveis caminhos alternativos, com especial atenção àscontribuições da estética da recepção. Com relação à intervenção realizada, foramconsiderados sujeitos/objetos desta pesquisa: alunos e professores dos cursos deLetras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professores em atividadenas escolas estaduais do município. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados questionários, em uma fase considerada exploratória, e entrevistas comeducadoras da rede estadual, na segunda fase. Na primeira etapa procurou-setraçar um perfil médio do professor de literatura na rede básica, bem como analisar oprocesso de formação dos acadêmicos de Letras no começo e no final do curso.Informações obtidas junto a dois professores universitários foram igualmenterelevantes. Na segunda etapa, quatro educadoras da rede estadual foramselecionadas por zoneamento no município e entrevistadas em uma perspectivaqualitativa de viés interativo. O objetivo foi analisar as relações existentes entrehábitos de leitura, formação docente, orientações curriculares, legislação vigente,formação acadêmica e práticas de ensino e pesquisa de cada grupo em questão,procurando evidenciar possíveis desequilíbrios e cotejar a proposta metodológica dauniversidade com a prática de escolas secundárias. Nesse sentido, pretende-setambém promover e fomentar o diálogo a respeito da lacuna evidenciada entre oensino superior, representado pela universidade, e a educação básica no contextodo município.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: EnsinoFormação de leitoresFormação de professores