Dissertação - A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares : sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues

Autor: Dênis Moura de Quadros (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho pretende analisar como a morte pode ser experimentada através da arte, em especial, a dramática nas peças Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947) relacionando-as com o projeto de teatro desagradável de Nelson Rodrigues. As peças são classificadas por Sábato Magaldi (2004) como míticas e pelo próprio dramaturgo como tragédias. Essas classificações nos levam a discorrer sobre os conceitos de mito, tragédia e trágico. Além disso, a morte está presente em ambas as peças de forma ritual, logo, o sacrifício nos parece mais adequado para pensarmos essas mortes monstruosas. Partindo de Ernest Becker (1973) que afirma ser a morte a mola propulsora de toda atividade humana, buscamos delinear a morte e a experiência que temos dela: o luto. Para tanto, consultamos as obras psicanalíticas de Sigmund Freud (2011); Mélanie Klein (1940); Nicolas Abraham e Maria Törok (1995) chegando aos estudos atuais de Jean Allouch (2011) que prevê o luto como sacrifício de um "pedaço de si". Além disso, Juan-David Nasio (2007) compreende o trabalho de luto não como substituição, mas coexistência e, Judith Butler (2006), por sua vez, compreende o luto como um ato político de ruptura de laços. Os crimes ocorrem para romper com uma estrutura de família específica: a família moderna. Essa estrutura socioeconômica burguesa, segundo Elizabeth Roudinesco (2003) e Philippe Àries (1986), é criticada pelo dramaturgo, que afirma ser uma família de aparências. O projeto desagradável apreende alguns elementos da tragédia ática como, por exemplo, o coro, a peripécia e o reconhecimento, reatualizando esses "estilhaços", bem como dialoga com conceitos e objetivos do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud (2006) e o Teatro da Morte de Tadeusz Kantor (2008). Esse projeto busca "chocar" o espectador fazendo-o refletir sobre seus pecados e monstruosidades, experimentando no palco para que não reproduza na vida real. Por fim, compreendemos que as peças que compõem o corpus desta dissertação devem ser incluídas no cânone que legitima o lugar que Nelson Rodrigues ocupa com Vestido de noiva (1943). Apesar da lacuna na historiografia literária, compreendemos que este trabalho servirá para ampliar o questionamento acerca da lacuna e a inclusão das peças míticas do dramaturgo nas páginas da História da Literatura Brasileira.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: LiteraturaLiteratura brasileiraHistória da literaturaTeatro grego antigoTragédia (Literatura)DramaturgiaTeoria do dramaFamíliaLuto (costumes)MorteRodrigues, Nelson, 1912-1980