Dissertação - Literatura e ensino de língua espanhola : um olhar para os curriculos de formação inicial de três universidades do Rio Grande do Sul

Autor: Jéssica Porciuncula Iung da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho investiga questões de ensino e aprendizagem da Língua Espanhola que contemplem o texto literário. A leitura é uma das habilidades trabalhadas na aula de Língua Estrangeira, bem como os aspectos socioculturais que a envolvem. Considerando a produção literária como um artefato cultural, destaca-se a importância da literatura como prática pedagógica. Em relação às características do trabalho com o texto literário na aula de Língua Estrangeira, entende-se que o texto literário possibilita o trabalho dos aspectos sociais e linguísticos (SIVASUBRAMANIAM, 2006). Partindo da compreensão de que o texto literário em língua estrangeira exige práticas de mediações específicas, esta pesquisa surge na tentativa de elucidar discussões que envolvem o texto literário na aula de Língua Espanhola. O direcionamento para a leitura literária pressupõe um leitor (REZENDE, 2017) e por isso, elabora minhas reflexões através da abordagem epistemológica da Linguística Aplicada de vertente crítica, o Letramento Literário (PAULINO; COSSON, 2009), o Humanismo (ROGERS, 1978) e a Escuta Sensível (BAJOUR, 2012). A análise empreendida é direcionada para a oferta de disciplinas obrigatórias que versem sobre o tema aqui pesquisado, disponíveis em três Instituições de Ensino Superior da metade sul do Rio Grande do Sul. Diante do exposto, este trabalho busca compreender como o ensino de literatura de língua espanhola é disposto nas atividades obrigatórias curriculares presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos de tais Universidades, bem como apresenta objetivo exploratório e procedimento documental. Ao final do estudo empreendido, conclui-se que há uma ausência de direcionamentos formativos para o futuro docente de Língua Espanhola nos aspectos que tangem a mediação de textos literários em Língua Estrangeira, o que afetará a formação e atuação profissional dos futuros professores.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Língua espanholaLiteratura espanholaEnsino de língua estrangeiraEnsino e aprendizagemLetramento literárioLinguística aplicadaLeitura literáriaLeitores