Dissertação - Uma análise da compreensão docente sobre o processo de ensino da leitura na escola básica

Autor: Irene de Marco Ferreira (Currículo Lattes)

Resumo

O estudo que resulta nesta dissertação aborda questões relativas ao papel do professor no ensino de leitura no contexto escolar. Tem como objetivo principal analisar a consciência teórica e a compreensão docente sobre práticas de leitura na sala de aula e quais os efeitos disso para o desenvolvimento pessoal e social de seus alunos. O estudo fundamenta-se em uma perspectiva interacionista da linguagem (BAKHTIN, 2011, 2014; VYGOTSKY, 1991, 2008), nas concepções de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016) e de modelo ideológico de letramento (STREET, 2014), bem como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e da Base Nacional Comum Curricular (2017). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida mediante a colaboração de seis professoras que atuam com o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental do município de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através de questionário, encaminhado e devolvido por meio digital. A análise do corpus foi desenvolvida em etapas, segundo quatro categorias estabelecidas com base em Bogdan e Biklen (1994) e Gil (2008), correspondentes a: bases teóricas citadas, materiais utilizados, práticas efetivas e expectativas das professoras. Como encerramento do processo, as análises das diferentes categorias foram correlacionadas. Os resultados apontam que apenas um terço das informantes demonstram atuar segundo embasamento teórico consciente e consistente, alinhado à perspectiva interacionista, que favorece o desenvolvimento da capacidade leitora e discursiva dos alunos. Também é possível depreender que isso acontece com as professoras que possuem formação inicial e continuada mais recentes. Por outro lado, percebe-se que a experiência efetiva com o ensino de língua portuguesa também tem grande reflexo no desenvolvimento de práticas de leitura significativas capazes de corroborar a formação de leitores cidadãos.

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Palavras-chave: EnsinoLeituraConsciência teóricaCompreensão docenteEnsino fundamental