Dissertação - Discursos sobre ensino de línguas e cidadania na educação profissional : um gesto de leitura

Autor: Livia Ayter Santos (Currículo Lattes)

Resumo

Esta Dissertação tem por objetivo investigar o funcionamento discursivo dos dizeres de docentes atuantes em disciplinas técnicas de um Câmpus em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre a Educação Profissional e o ensino de línguas na modalidade nível médio técnico. A Análise de Discurso Pecheuxtiana é o aporte teórico escolhido para embasar a análise realizada a partir das referências teóricas assumidas - Michel Pêcheux (1988, 2012A, 2012B, 2014, 2015, 2020) e Eni Orlandi (1996, 2007A, 2007B, 2007C, 2012, 2020). A partir dos documentos oficiais sobre a Educação: Constituição Federal do Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Base Nacional Comum Curricular da área de Linguagens e a Lei 11.892/2008 de criação dos Institutos Federais, tomou-se a articulação entre os termos cidadania/trabalho como recorte para as sequências discursivas a serem analisadas. No batimento entre esses termos percebeu-se um funcionamento discursivo marcado linguisticamente pelo excesso de termos que retomam a técnica enquanto foco da prática pedagógica (ERNST-PEREIRA; MUTTI, 2011). A técnica, nesse corpus, assume efeitos de sentido relacionados à atuação profissional e às práticas pedagógicas o que aponta para uma formação discursiva capitalista que toma a função da instituição escolar de educação profissional como formadora para a prática profissional em detrimento da formação geral e o ensino de línguas como oportunidade de adquirir competências demandadas pelo mercado de trabalho globalizado (NOGUEIRA; DIAS, 2018). A formação discursiva capitalista materializa uma formação ideológica em que o excesso de determinados termos produz efeitos de sentido sobre a técnica e as competências a serem adquiridas pelos/pelas estudantes produz um apagamento de sentidos sobre cidadania enquanto reinvindicação política, reproduzindo, assim, os efeitos de sentido da cidadania para a produtividade (FRIGOTTO; CIAVATTA, 2003).

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Palavras-chave: Análise de discurso pecheuxtianaEducação profissionalEnsino de línguasCidadania