Dissertação - As atividades de compreensão auditiva na aquisição dos aspectos fônicos do espanhol : análise de livros didáticos destinados ao ensino médio

Autor: Kellen Benites de Oliveira Moraes (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo almeja salientar a importância do ensino da pronúncia e da variação linguística a partir de análise de atividades de compreensão auditiva, disponíveis na coleção didática de espanhol, Sentidos en lengua española, de Luciana Maria Almeida de Freitas e Elzimar Goettenauer de Marins Costa, destinada ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, da rede pública da cidade de Rio Grande, e também apresentar propostas complementares à coleção, a fim de mostrar aos professores como poderiam ser desenvolvidos, em sala aula, tanto os aspectos fônicos como a variação linguística do espanhol a partir de atividades auditivas disponíveis nos livros didáticos. Nossa perspectiva é a de que o aluno que conhece os aspectos fônicos da LE certamente terá mais segurança ao produzir os sons da língua estrangeira, para isso, ele deve ter maior proximidade com o idioma através de recursos auditivos, que servirão para compreender a língua e para praticar o idioma. A pesquisa tem como base os documentos orientadores da educação: Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), bem como os estudos de Hualde et al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b), Lipski (2009) e Gil Fernández (2007), que abordam a variação linguística e a fonologia do Espanhol. O estudo revela que as atividades de compreensão auditiva e relativas à oralidade possuem espaço reduzido nos livros analisados, diferentemente das atividades de compreensão leitora e escrita que aparecem em maior quantidade. Também, identificamos que os aspectos fônicos do espanhol e a abordagem da variação linguística não são abordados nos livros, embora apareçam recursos que poderiam contribuir para este ensino. Esperamos que o estudo auxilie no ensino/aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira, no sentido de enfatizar os recursos auditivos como meios de ensino da oralidade da língua.

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Palavras-chave: Ensino de língua estrangeiraAprendizagem de língua estrangeiraLíngua espanholaFonologiaLivro didáticoVariação linguísticaCompreensão auditiva