Dissertação - As fanfictions enquanto ferramentas literário-pedagógicas para a formação de jovens leitores e o exercício da escrita afetuosa na sala de aula

Autor: Giulia Guadagnini Barbosa (Currículo Lattes)

Resumo

Partindo da noção de que as fanfictions são um gênero de grande potencial na formação de leitores no ambiente digital, proponho nessa dissertação um plano pedagógico que aproxime da literatura que é lida e trabalhada na escola esse gênero tão consumido pelos jovens em seu tempo livre. Através de atividades de leitura e de produção escrita, busco apresentar uma proposta que veicule o trabalho criativo e afetuoso através de oficinas de escrita na aula de Literatura e Produção Textual. Além disso, através do estudo desse gênero ao longo da história recente, busco traçar um panorama de como funciona o processo da formação de um leitor no mundo digital e no ambiente escolar, questionando o porquê de esses universos serem vistos de forma tão paralela, sem atravessamentos possíveis. Questiono também os motivos pelos quais o gênero fanfiction ainda é visto, por muitas pessoas, como uma "baixa literatura", e qual é o lugar que ela ocupa nos estudos e na crítica literária. Partindo da ideia do que é aceito e reverberado pelo cânone, estabeleço uma relação da fanfiction com o centro e a margem da literatura e da cultura, uma vez que se trata de um gênero tão marginalizado no ponto de vista acadêmico, mas tão consumido, difundido e celebrado pela cultura de massa.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: LeituraEscritaSala de aulaFanfiction