Tese - Enegrecendo as páginas da História da Literatura sul-rio-grandense : negritude e ancestralidade na obra de Maria Helena Vargas da Silveira (1940-2009)

Autor: Dênis Moura de Quadros (Currículo Lattes)

Resumo

A obra literária de Maria Helena Vargas da Silveira (1940-2009) é permeada de escrevivências e oralituras tecidas pela negritude, processo de consciência e de resistência, que a escritora gaúcha desvela, na voz poética e narrativa de Helena do Sul. A pergunta central que desencadeou essa tese foi: "Por que, ainda, não conhecemos as obras de Helena do Sul?". Assim, o objetivo central foi legitimar a inscritura negrofeminina gaúcha a partir da análise da obra literária da autora. Num primeiro momento, buscou-se ferramentas analíticas a fim de apreender melhor a poética da autora afro-gaúcha. Assim, foi possivel ressiginificar o conceito de negritude a partir de intelectuais negras como Lélia Gonzalez (1979; 1982; 1984; 2019), Beatriz Nascimento (1989), Grada Kilomba (2019), entre outras, culminando no conceito da tomada de consciência e de posse dos mecanismos que permitem realocar, ou re(Ôrí)entar, os afrorrizomas que constituem a população negra diaspórica brasileira. Em um segundo momento, os valores civilizatórios Banto e Nagô foram verificados engendrando formas viáveis da leitura da obra de Helena do Sul. Por fim, foi possivel perceber que o Rio Grande do Sul é o ponto de partida e chegada, o centro de uma "encruzilhada" que aloca as dez obras da escritora em dois grandes grupos: o primeiro de movimento centrífugo e horário retoma os Ancestrais históricos e "esbarra" em outras herstórias. O segundo de movimento centrífugo e anti-horário, apreende e remonta as herstórias a partir dos Ancestrais míticos (Orixás, Nkices e Voduns). Assim, percebemos que os temas recorrentes nas dez obras que compõem o corpus dessa pesquisa acabam encontrando-se em um ponto central: o Rio Grande do Sul negro.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: HistóriaMemóriaHistória da literaturaLiteratura sul-rio-grandenseLiteratura afro-brasileiraLiteratura afro-femininaNegritudeSilveira, Maria Helena Vargas da (1940-2009)