Dissertação - O uso de neologismos na mídia publicitária : sob perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin

Autor: Caren Adriane Brandão Leon (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação da área de estudos da linguagem examina ocorrências de neologismos em textos publicitários da perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e círculo. Considerando elementos lexicais, semânticos e discursivos, verificamos que essas palavras se tornam cada vez mais recorrentes e expressivas na esfera midiática, sendo, assim, um conjunto muito produtivo de análise tanto de neologismos quanto, indiretamente, de aspectos de gêneros publicitários. Em virtude da percepção da grande frequência de uso de neologismos em textos publicitários, decidiu-se avaliar itens lexicais neológicos em anúncios publicitários. O problema de pesquisa é saber, mediante identificação e análise, as formas de presença de palavras neológicas em anúncios publicitários. O objetivo geral é assim a análise de exemplares de discurso, dirigidos a diversos interlocutores em que haja a presença de palavras neológicas, considerando o perfil discursivo desses interlocutores.

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Palavras-chave: Língua portuguesaMídia publicitáriaPropagandaDiscursoDialogismoNeologismos