AULA INAUGURAL DO PPGL-FURG 2022

 

Com alegria anunciamos a aula inaugural do ano letivo de 2022.

Dia 25/04/2022

Às 14h

Pelo canal do YouTube do PPGL-FURG: https://www.youtube.com/c/PPGLFURG

 

Nossos consagrados palestrantes serão Beth Brait e Paulo Azevedo Bezerra.

Beth Brait: Docente da PUC-SP e da USP. Coordenadora de Grupo de Pesquisa do CNPq. Fundadora e editora da Bakhtiniana. Revista de estudos do discurso. Pesquisadora 1A do CNPq. Autora de numerosas publicações acerca dos autores da concepção dialógica e de inúmeros outros temas de linguagem, organizadora de vários livros acerca de temas de língua, linguagem, literatura, entre outros tópicos.

Título: Na ponta da língua, o texto mostra o discurso

A Profa. Dra. Beth Brait vai desenvolver nesta aula a ideia de que o cientista da linguagem escolhe uma vertente de estudos (ou é por ela escolhido), considerando-a o melhor ângulo, ou o ângulo que responde às necessidades de estudo científico da linguagem, sob determinada visão, sob determinado ponto de vista.

 

Paulo Azevedo Bezerra: Professor Livre-docente em Literatura Russa pela USP (1997). Docente aposentado da Universidade Federal Fluminense. Tradutor de mais de 50 obras russas, entre as quais obras teóricas de autores da concepção dialógica de linguagem e de escritores como Dostoievski e Gogol. Autor de numerosas publicações no campo da linguagem, da literatura e da tradução.

Título: A tradução de ficção como atividade filológica e estética.

O Prof. Dr. Paulo Bezerra vai desenvolver nesta aula a ideia de que a tradução literária, mais especificamente de ficção, pode ser entendida como uma atividade complexa que envolve, tendo em vista a interlocução entre línguas e culturas que seu agir promove, tanto um fazer filológico como um fazer estético.

A transmissão das palestras será somente ao vivo, às 14h do dia 25/04/22, pelo YouTube, pois não temos permissão dos palestrantes para deixar disponível na rede social. Infelizmente, não será possível assistir depois.