CALENDÁRIO PPGL - 2º semestre de 2022

 

 

 

A Coordenação do PPGL, reunida com a direção do ILA, acaba de definir o calendário do 2º semestre do PPGLetras e tomar outras providências, seguindo determinações superiores.

A fim de ficarmos sincronizados com a graduação e os docentes poderem marcar suas férias, o 2º semestre no PPGLetras (igual para Mestrado e Doutorado, inclusive a nova Área de Doutorado que começará a 1ª turma), o calendário será:

 

De 21/09/22 até 22/12/22

Recesso de fim de ano: 23/12/22 a 02/01/23

Retomada das aulas para completar as 15 semanas: de 03/01/23 a 06/01/23

 

Salientamos que a Pós-Graduação não segue o Calendário Universitário da FURG, pois, como podem observar, ele só traz datas para a graduação, para a qual a contagem de dias letivos é totalmente diferente.

Os cursos de Pós-Graduação têm autonomia para definir suas datas, pois, para a CAPES, não há férias, nem semestres. A CAPES diz que o mestrado são 24 meses corridos e o doutorado 48 meses corridos. Certamente a Coordenação faz períodos de recesso para que professores e discentes concluam seus trabalhos e descansem um pouco, mas, para a CAPES, não há registro dessas iniciativas. São 24 meses e 48 meses. Além disso, cada semestre da Pós-Graduação tem que ter 15 semanas, sendo essa a única exigência do órgão.

Por outro lado, a Direção do ILA, de que é parte o PPGLetras, determinou, como é de sua atribuição, que as tardes de 4ª feira estarão bloqueadas para reuniões, do Conselho ou outras, como de área, do PPG etc., bem como para treinamentos e formações. Por esse motivo, o PPGLetras não mais poderá oferecer disciplinas nas 4as feiras à tarde, podendo, contudo, oferecê-las de manhã ou de noite. Os horários de todos os docentes serão bloqueados no referido turno.

Sendo assim, contamos com a compreensão e envolvimento de docentes e discentes, a fim de que o PPGLetras, no ano do seu 20º aniversário, seja cada dia mais excelente.