Encontro de Pós-graduação conta com 344 trabalhos aprovados para apresentação - Evento acontece junto à 19ª MPU, de 11 a 13 de novembro, em formato virtual e remoto

Um dos diversos eventos que compõe a 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU), o Encontro de Pós-graduação (EPG) chega a sua 22ª edição, e, pela primeira vez, acontece em caráter virtual. A iniciativa existe para divulgar, promover e acompanhar os trabalhos desenvolvidos por estudantes junto aos programas de pós-graduação da FURG, e, também, de outras instituições de ensino superior da região. O EPG transcorre de 11 a 13 de novembro, via moodle.

Para esta edição, foram recebidos 400 trabalhos inscritos, dos quais 344 foram devidamente aprovados para apresentação e distribuídos entre mais de 40 salas virtuais. 

Devido à pandemia e ao contexto atual de isolamento social, o formato da MPU em 2020 é inteiramente online. É a primeira vez que a mostra ocorre dessa forma, que acaba por impactar, também, nas apresentações dos trabalhos. Neste esquema, os alunos de pós-graduação poderão apresentar seus trabalhos por meio de vídeo, em formato livre, com no máximo cinco minutos de duração. Outras instruções quanto à elaboração da apresentação serão divulgadas futuramente pela comissão organizadora.

O novo formato permite aos estudantes maior – e mais fácil – deslocamento entre salas e áreas do conhecimento, uma vez que se torna possível assistir aos trabalhos apresentados por outros estudantes em outras salas virtuais.

 

19ª MPU - FURG

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.