Infraestrutura

Em 2019 foi inaugurado o novo Prédio do Instituto de Letras e Artes, possibilitando uma estrutura física de excelência para o PPG em Letras da FURG. No prédio novo, os docentes possuem um maior número de salas de permanência (todas localizadas no 1º andar) e os núcleos (Laboratórios) estão localizados no térreo. O PPG em Letras também conta com uma sala de reuniões com amplo espaço e recursos multimídia, utilizada para reuniões, eventos e defesas de Mestrado e Doutorado, e um auditório para defesas e eventos acadêmicos e culturais, além de espaços para convivência. A administração do PPG em Letras conta com duas salas: Secretaria e Coordenação. O atendimento ao público, aos professores e aos alunos é feito pela secretária Isabel Faria, técnica-administrativa concursada da Instituição. O Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG conta com os seguintes laboratórios:

1) Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL): o NPL caracteriza-se como o local onde ficam registrados os trabalhos de conclusão defendidos até 2016 e os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa. Ressalta-se que a partir de 2017 por conta da necessidade de otimização do espaço e pelo fato de todas as dissertações e teses defendidas estarem disponibilizadas no sítio do Programa e da Biblioteca Central da FURG, por exemplo, não são mais solicitadas cópias impressas dos trabalhos finais dos alunos após suas defesas. Quanto ao NPL, destaca-se contar com mesas para reuniões e estudo, telefone, ar-condicionado, quatro computadores com acesso à Internet, impressora e scanner profissional. Também agrega uma biblioteca setorial, que disponibiliza aos docentes e discentes um acervo com as dissertações e teses defendidas até 2016, jornais, revistas da área e livros vinculados especialmente ao campo da História da Literatura e da Literatura Brasileira. Os equipamentos de informática foram adquiridos pelo Edital Pró-Equipamentos, da CAPES. O NPL fica aberto todos os dias, nos turnos da manhã e tarde, sendo atendido por alunos bolsistas que se voluntariam para o trabalho por meio de uma escala semestral. Desde dezembro de 2014, está sob a guarda do NPL o acervo do poeta gaúcho Heitor Saldanha, fruto de uma doação da família do escritor, e que se constitui de material de grande valor literário e histórico: originais, inéditos, cartas, fotos, discos e vários outros objetos. O material está passando por um processo de catalogação, conservação e digitalização, e em breve ficará à disposição dos interessados para pesquisa acadêmica. Parte do acervo já vem sendo divulgado na forma de exposição em atividades realizadas pelo PPGLetras como o IV Colóquio de Estudos Literários: Interpretações do Brasil - Uma homenagem a Caio Fernando Abreu. O prof. Mauro Póvoas, por meio do Edital Universal, adquiriu no final de 2016, cerca de 100 livros de ficção, poesia, crítica, teoria e história literária, alguns raros, os quais foram alocados na biblioteca do NPL.

2) Núcleo de Estudos Canadenses (NEC): o NEC, fruto de convênio entre a Universidade, através do Instituto de Letras e Artes (ILA), e a Embaixada do Canadá, possui mesas para estudo, telefone, computadores ligados em rede e com acesso à Internet e impressora. Igualmente dispõe de uma biblioteca setorial, com ampla bibliografia na área da Literatura, Linguagem, História e Artes produzidos no Canadá. O NEC abre ao público todos os dias a partir de uma escala determinada e divulgada previamente, sendo composta com alunos da graduação (estagiários e bolsistas de Iniciação Científica) e do PPGLetras. O Núcleo possui uma página específica: www.nec.furg.br e possui Projetos de Pesquisa do PPG Letras vinculados a ele, os quais utilizam o espaço para reuniões periódicas entre os membros do Projeto (docente PPG Letras, discentes PPG Letras e bolsistas IC).

3) Núcleo de Estudos de Língua e Literatura Inglesa (NELLI): o NELLI é um espaço no qual os docentes e discentes das áreas de língua inglesa e literaturas de língua realizam pesquisas, grupos de estudo, encontros de formação continuada e cursos de extensão. O núcleo conta com uma mesa para reuniões e 3 mesas para estudos, cadeiras, material de escritório, mesas para computadores e 6 computadores (todos com acesso à internet), 1 impressora, além de 2 laptops para uso dos docentes e pesquisadores do núcleo. O NELLI ainda tem um quadro branco, 2 máquinas fotográficas e filmadoras digitais, gravadores, um aparelho de DVD e uma biblioteca com cerca de 300 obras que versam sobre estudos de ensino, aprendizagem e aquisição de língua inglesa, livros didáticos, além de obras literárias e de teoria literária cujo enfoque são as literaturas de língua inglesa. A biblioteca do núcleo ainda conta com um acervo considerável das revistas da ALAB, ABRALIN e ILHA DO DESTERRO, todos periódicos importantes para a área de estudos. A página do NELLI na internet ainda está em construção, mas o núcleo possui uma página no Facebook (clique para acessar NELLI-FURG - Núcleo de Estudos de Língua e Literatura Inglesa), na qual divulga seus eventos.

4) Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP): o NELP possui vários projetos de ensino, pesquisa e extensão que possuem a participação de docentes e discentes da área de concentração em Estudos da Linguagem que neles atuam na condição de pesquisadores, assistentes e palestrantes. Promove cursos de educação continuada e de extensão e possui um acervo de cerca de 400 obras sobre ensino de língua portuguesa, estudos linguísticos e livros didáticos para ensino de língua portuguesa. O NELP conta com computadores (todos com acesso à internet), mesas e cadeiras para estudos e reuniões, telefone, gravadores, material de escritório, 1 impressora, quadro branco e aparelho de Datashow. O NELP dispõe de bolsistas o que possibilita que esteja sempre aberto para que o espaço e a biblioteca do Núcleo possam ser usados por docentes e discentes. Possui uma página na internet, na qual podem ser obtidas mais informações sobre o núcleo (https://nelp.furg.br/). Além de funcionar para os objetivos acima mencionados, o NELLI também abriga o projeto PIBID – Inglês, coordenado pela docente do PPGLetras, profa. Camila Lawson.

5) Núcleo de Estudos Hispânicos (NEHISP): o NEHISP realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão e se propõe a divulgar e debater a língua e cultura hispânica. É um espaço de estudo e desenvolvimento de projetos para estudantes e professores da área dos estudos hispânicos. Tem um acervo de cerca de 250 livros para consulta local, mesas para reunião e estudos, lousa mágica, duas filmadoras, gravadores digitais de áudio, quadro branco, 2 computadores e uma impressora. Além dos projetos dos professores vinculados ao Núcleo o NEHISP promove ações de formação continuada e de extensão, como o ciclo de cinema espanhol que ocorreu no ano de 2019. Mais informações sobre o núcleo podem ser encontradas em sua página (https://nehisp.furg.br/).

6) Laboratório de Fonética (LABFONO): o LABFONO do ILA é um espaço que reúne professores e alunos de Fonética e Fonologia, mas também de Dialetologia, para estudos teóricos e práticos sobre aspectos articulatórios e acústicos da fala. Desenvolve pesquisas referentes à aquisição da língua materna, à variação linguística, principalmente fonológica, em nível de graduação, iniciação científica, especialização e mestrado. Oferece oficinas para graduandos e professores da rede municipal sobre questões de aquisição e funcionalidade da língua, tanto na fala quanto na escrita. Com a aquisição da cabine acústica, tornou-se mais fácil a gravação de fala e audição de corpus linguístico para transcrição. Alguns softwares utilizados: PRAAT e SSPS. O multimídia da sala permite assessorar o trabalho de monitoria com sites e programas referentes à fonética e à fonologia, além dos áudios próprios para o estudo de Dialetologia percentual. O laboratório conta com computadores (todos com acesso à internet) e uma biblioteca na área de Fonética, Fonologia, Dialetologia e Sociolinguística com cerca de 200 obras, além de mesas, cadeiras, material de escritório, 1 impressora, 1 cabine acústica, telefone e gravadores.

7) Salle de Documentation (Sala de Documentação) Lyuba Duprat: local onde estão armazenados livros e objetos pessoais da professora de Língua Francesa do município de Rio Grande, Lyuba Duprat (1900-1994).


É importante mencionar que os núcleos funcionam como salas de permanência para os alunos, que podem usar os espaços para reuniões, estudo e consulta a materiais bibliográficos. Os núcleos funcionam como salas de permanência para os alunos, que podem usar os espaços para reuniões, estudo e consulta a materiais bibliográficos. O Programa também tem à sua disposição, no âmbito do Instituto de Letras e Artes, um Laboratório de Informática, que oferece trinta computadores, instalados em rede e com acesso direto à Internet, mais impressora. O corpo discente também tem acesso aos recursos de informática nas salas de permanência de seus orientadores, na Biblioteca Central da FURG e em todos os núcleos acima mencionados.