Introdução
Seja bem-vindo ao site do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande.
O PPGL – FURG, fundado em 2001, possui duas áreas de concentração - História da Literatura e Estudos da Linguagem - oferecendo à comunidade um amplo escopo de pesquisa na área de Letras e Linguística através dos projetos de seus pesquisadores.
Sem categoria
-
20/06/202211h02Notícia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, AUTOAVALIAÇÃO E DESTAQUES DO PROGRAMA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Programa de Pós-Graduação em Letras, vinculado ao Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em função do seu objetivo principal ser a formação de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área do Letras, estabeleceu, para o período 2021-2024, as metas a seguir.
Metas de Curto Prazo:
- - promover a alteração da área de concentração em História da Literatura em função dos constantes comentários dos avaliadores da CAPES, nos últimos triênios e na avaliação quadrienal, sobre a pouca aderência dos projetos de pesquisa dos docentes, de dissertações nem sempre voltadas à referida área de concentração, considerado que o corpo docente se modificou significativamente desde a fundação do Programa de Pós-Graduação em Letras. Parte do esforço nesse sentido se iniciou em 2020, quando do final do quadriênio;
- - consolidar a área de concentração em Estudos da Linguagem, nível Mestrado, aprovada em 2017 e implementada em 2018, e estando já em pleno funcionamento, inclusive para levá-la a oferecer Doutorado até 2022;
- - estimular os docentes a manterem atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
- - seguir buscando maior diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de qualificação e defesa de Mestrado e de Doutorado. Em função do orçamento do PPGLetras, tem-se com frequência a presença de docentes da UFPel, PUCRS, UNIPAMPA e UFSM devido ao baixo custo. Ainda que a Coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, pretende-se incrementar a participação de diferentes professores externos via webconferência, o que se tem mostrado satisfatório;
- - organizar pelo menos um evento por ano no âmbito do Programa, dialogando com as suas linhas de pesquisa e com as áreas de concentração, em conjunto ou em separado;
- - melhorar o tempo médio das defesas de dissertações e teses, procurando atender o prazo sugerido pela CAPES, respectivamente, 24 e 48 meses;
- procurar desenvolver um acompanhamento mais efetivo dos egressos, obtendo o registro de seus destinos (por no mínimo 5 anos após sua titulação), o que já teve se iniciou, em pequena escala, em 2020;
Metas de Médio Prazo:
- - manter edital permanente de credenciamento de professores internos e/ou externos à FURG, em ambas as Áreas de Concentração, buscando acolher aqueles que, seja na condição de permanente ou colaborador, contribuam para consolidar e ampliar as pesquisas e as atividades de docência e/ou orientação;
- - melhorar a distribuição de orientação entre os docentes, evitando que alguns tenham excesso de orientações e outros poucos orientandos. Neste sentido, cabe mencionar que desde 2017 o edital de seleção de alunos regulares indica o limite de vagas que cada orientador tem disponível para a seleção;
- - seguir incentivando alunos e professores a participarem de eventos nacionais e internacionais, auxiliando-os financeiramente, considerando-se as possibilidades permitidas pelo orçamento recebido pelo PROAP;
- - procurar estimular as ações interinstitucionais com instituições estrangeiras, para que vá além de atividades esporádicas de estudos pós-doutorais de docentes ou de períodos de bolsas sanduíches (PSDE) dos discentes do Programa, mas que se incremente o relacionamento entre os professores das instituições e que se estabeleçam parcerias de pesquisa, de docência e de publicação, bem como participação em eventos acadêmicos etc.;
- - ampliar, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais como OEA e PROAFRI (há, no momento, 1 aluno de cada convênio);
- - incrementar o processo de internacionalização por meio de intercâmbios e convênios com entidades estrangeiras;
- incrementar as iniciativas de intercâmbios e convênios com entidades nacionais;
- - manter e ampliar as atividades vinculadas e relacionadas à educação básica, promovendo a atualização e a formação dos professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, efetivando assim a integração entre a Universidade/PPGLetras e a rede de ensino básica.
Metas de Longo Prazo:
- - estimular os doutorandos a participar de novas edições do Programa de Doutorado-Sanduíche noExterior (PDSE) – CAPES, qualificando ainda mais as teses escritas e defendidas;
- - incentivar os docentes, a par de publicarem sobretudo em revistas de Qualis A1, A2, B1, a escreverem e/ou organizarem livros, redigirem capítulos de livros, publicarem em anais de eventos, evitando a dispersão de textos em periódicos ou volumes de pouco impacto na área;
- incentivar os discentes a realizarem publicações preferencialmente em periódicos com Qualis A e B, bem como em anais de eventos nacionais e internacionais;
- - qualificar melhor a revista do Programa, os Cadernos Literários, Qualis B3 na Classificação de Periódicos Quadriênio 2013-2016;
- retomar a publicação da Série “Traduções” dos Cadernos Literários, há alguns anos descontinuada. Em reuniões já realizadas com as professoras Dra. Rubelise da Cunha, Dra. Kelley Duarte, Dra. Eleonora Barretto, um novo perfil da publicação está sendo gestado, o qual se pretende divulgar. A intenção primeira é realizar a publicação de um volume por ano, considerando-se o novo modelo e perfil da série;
- - revisar a catalogação dos acervos bibliográficos dos núcleos do Programa, o de Pesquisas Literárias e o de Estudos Canadenses, a fim de atualizar o número de volumes presentes em cada uma das bibliotecas, facilitando e universalizando-lhes a consulta.
- - manter as várias atividades de melhoria da qualificação do Programa arroladas adiante.
AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA - AUTOAVALIAÇÃO
O Programa, seguindo seu Planejamento Estratégico para o quadriênio, tem se empenhado na melhoria de seu desempenho. Com esse objetivo, tem
a) Distribuído a produção científica do corpo docente de forma mais harmônica e equilibrada entre os seus membros;
b) Se empenhado para que os projetos de pesquisa de alguns docentes dialoguem de modo mais evidente com a área de concentração e linha a que estão vinculados;
- c) Participado de iniciativas que colaboram para a internacionalização, como a participação de docentes estrangeiros em cursos e eventos;
- d) Promoveu uma distribuição mais equânime de orientandos junto aos orientadores;
- e) Estimulado o corpo docente a solicitar bolsa de pesquisa em produtividade do CNPq. A partir de 2020, o Programa passou a contar com 2 novos docentes com Bolsa de Produtividade (PQ);
- f) Intensificado, via convênios e outras iniciativas, como cursos e eventos interinstitucionais, o intercâmbio com outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras. Há dois convênios em andamento;
- g) Promovido a inserção social junto à cidade e à região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive realizando pesquisas de campo que permitem um contato mais direto;
- h) Promove ações de atualização e de formação dos professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio por meio de cursos e atividades de extensão;
- i) Promovido a participação ativa e continuada de seu corpo docente e discente em eventos científicos da área, em âmbito regional, nacional e internacional;
- j) Incentivado continuamente os alunos para que participem de eventos externos à FURG, visando à qualificação acadêmica do corpo discente.
ALGUNS DESTAQUES DO PROGRAMA
Merecem destaque alguns elementos que caracterizam o Programa:
a) a estrutura do Programa apresenta-se coesa, havendo diálogo, na área de concentração em História da Literatura, entre as linhas de pesquisa, as disciplinas e os projetos de pesquisa dos docentes. Esta relação é bastante evidente na área de concentração em Estudos da Linguagem, em que linhas de pesquisa, disciplinas e projetos de investigação dialogam entre si de maneira bastante coesa;
- b) as salas de aula possuem equipamento multimídia, os núcleos e a secretaria são bem equipados, e os professores possuem gabinetes de trabalho nas dependências do Instituto de Letras e Artes (ILA) ou do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI);
- c) a plena integração com a Graduação;
- d) a manutenção de projetos de pesquisa por todos os professores do Programa;
- e) a participação dos discentes em projetos de pesquisa coordenados pelos docentes;
- f) os discentes são estimulados a publicar resultados de pesquisas e a participar de eventos científicos no país e no exterior;
- g) os docentes já possuem, em grande parte, pós-doutorado ou estão em vias de realizá-lo, observando um calendário de atividades estabelecido pelo Programa e pelo ILA, via Plano de Capacitação da FURG;
- h) a atualização contínua do sítio do Programa, em português, inglês e espanhol;
- i) a vinculação de professores estrangeiros ao Programa, não apenas para cursos, palestras e aulas regulares, mas igualmente na qualidade de visitantes. O Programa conta nos últimos 4 anos com um Visitante português e está em vias de contratar um docente cubano para um período inicial de 2 anos.
- j) a implantação, a partir da consolidação do Mestrado, do Doutorado em Estudos da Linguagem, a partir de 2021, com início em 2022, com seleção já feita e aulas a se iniciar do segundo semestre de 2022
-
03/04/202110h03Notícia
-
22/03/202109h28Notícia
-
04/12/202010h33Notícia
-
01/11/201809h57Notícia
Contato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
Av. Itália, km 8 - Bairro Carreiros - Rio Grande – RS - CEP 96.203-900
Fone (53) 3233-6614 - https://ppgletras.furg.br - e-mail: ppgletras@furg.br -
03/10/201713h35Notícia
Revista
O PPGLetras-FURG apresenta sua Revista Cadernos Literários
A revista Cadernos Literários (ISSN: 1415-8132; e-ISSN: 2675-3804) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado em História da Literatura) e do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL), ambos do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O periódico tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados à área dos Estudos Literários, em especial aqueles temas concernentes à área de concentração do Programa, História da Literatura, assim como às suas linhas de pesquisa: Literatura, História e Memória Literária; Literatura Sul-Rio-Grandense; Escrita Feminina.
Visite nossa revista: https://periodicos.furg.br/cadliter
-
03/10/201713h34Notícia
Discentes
Perfil Discente:
O perfil do discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, Mestrado e Doutorado, é composto, em geral, por egressos dos Cursos de Letras, História, Jornalismo, Direito, Educação dentre outras áreas transversais às Áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem, os quais objetivam integrar a formação de pesquisador à docência em nível superior, ensino médio ou fundamental, ou a outras atividades profissionais vinculadas a sua área de formação.
Perfil Egresso:
Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG atuam principalmente em instituições acadêmicas, instituições de ensino fundamental e médio, municipais, estaduais e particulares, promovendo uma melhor qualidade e eficiência ao processo ensino-aprendizagem na área de Letras (língua e literatura). Em sua maioria, os egressos retornam ao Programa para participar de eventos, cursos, oficinas, relatos de experiência e de grupos de pesquisa, numa continuidade produtiva para o desempenho de suas funções. A estrutura curricular do Mestrado e do Doutorado do PPG em Letras da FURG foi proposta de modo a formar um profissional na área de Letras capaz de atuar como docente e pesquisador com um perfil que inclui:
- conhecimento profundo de sua área específica de atuação e capacidade de articulação com áreas afins para a construção de um conhecimento interdisciplinar;
- capacidade de assumir uma postura crítica em relação aos diferentes paradigmas de produção do conhecimento científico, incluindo a relevância do objeto de investigação, aspectos metodológicos, implicações teóricas e aplicações práticas;
- competência acadêmica para produzir trabalhos de pesquisa de qualidade publicável, capazes de gerar impacto nas áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem;
- capacidade de trabalhar em equipe, explorando os recursos de infraestrutura e sistemas de comunicação, não só de sua própria instituição, mas também de outras instituições e órgãos de fomento, estabelecendo parcerias e convênios;
- capacidade para orientar futuros pesquisadores, liderar grupos de pesquisa, avaliar propostas, projetos e trabalhos de colegas e gerir programas, núcleos ou centros de pesquisa;
- capacidade de interagir de modo produtivo com os diferentes segmentos de uma instituição de ensino, incluindo alunos, professores, funcionários e administradores;
- comprometimento com a educação, demonstrando capacidade de conviver com as diferenças, promover o diálogo, administrar conflitos e gerar condições de mudança e aprendizagem;
- capacidade de se envolver com os diferentes níveis de educação, do ensino fundamental ou universitário, incluindo o trabalho de extensão e educação continuada;
- consciência da importância de sua profissão como pesquisador e docente na área de Letras e das contribuições que essa área pode trazer para a construção da cidadania, identidade cultural e compromissos éticos.
-
03/10/201713h29Notícia
-
03/10/201713h28Notícia
Docentes
Mestrado e Doutorado em Letras
História da Literatura e Estudos da Linguagem
Área de Concentração: História da Literatura
Docentes permanentes:
Antônio Carlos Mousquer
E-mail: mousquer@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0826526460177224
Artur Emílio Alarcon Vaz
E-mail: arturvaz@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9957483248768604
Eliane Terezinha do Amaral Campello
E-mail: elianecampello@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3821970797621831
Francisco das Neves Alves
E-mail: franciscodasnevesalves@gmail.comCurrículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5044950592575587Francisco Manuel Antunes Soares
E-mail: samfdv6@ymail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1985490987306681
João Claudio Arendt
Email: joaoarendt@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4108580744111952
João Luis Pereira Ourique
E-mail: jlourique@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4095677614469415
José Luís Giovanoni FornosE-mail: jlgforn@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4997309024681765
Luciana Paiva Coronel
E-mail: lu.paiva.coronel@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7954506203630545
Mairim Linck Piva
E-mail: mairimpiva@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0769534518604079
Marina Pereira Penteado
Email: mahhhp@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748010861441799
Mauro Nicola Póvoas
E-mail: mauropovoas@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2452800676067368
Rubelise da Cunha
E-mail: rubelisecunha@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0817496696307608
Sylvie Dion
E-mail: sylviedion@mikrus.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9347481800238496
Valter Henrique FritschE-mail: valter.fritsch@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9317984206865260
Docentes colaboradores:
Aimée Teresa González Bolaños
E-mail: aimee@vetorial.netCurrículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7937364691283420
Luciana Abreu Jardim
E-mail: lucianajardim.l@hotmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6231417008134925
Nubia Tourrucôo Jacques Hanciau
E-mail: nubiajh@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0395626004165160
Rodrigo Santos de Oliveira
E-mail: oliv.rod@hotmail.com
Currículo Lattes:
Rosane Maria Cardoso
E-mail: rosanecardoso@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2580718280810312
Docentes Visitantes
Ilse Maria da Rosa VivianE-mail: ilsevivian@hotmail.comCurrículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0297955629862192Área de Concentração: Estudos da Linguagem
Docentes permanentes:
Adail Ubirajara Sobral
E-mail: adail.sobral@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0397923948069690
Aracy Graça Ernst
E-mail: aracyep@terra.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0111697525286894
Camila Lawson Scheifer
E-mail: lawson.camila@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2951962385166339
Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Email: carmen.matzenauer@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8424037117639177
Eliana da Silva Tavares
E-mail: elianafurg@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2507753482731390
Gabriela Barboza
Email: barboza.gabrielab@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7564533638915290
Jean Carlos Gonçalves
E-mail: jeancarllosgoncalves@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8274122800491884
Kelli da Rosa Ribeiro
E-mail: klro.rib@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0690535305313427
Letícia Cao Ponso
E-mail: lecapon@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3283021449206435
Luciana Pilatti Telles
E-mail: lupilatti@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6384814626794738
Luciene Bassols Brisolara
E-mail: lucienebrisolara@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2862266506544363
Rosely Diniz da Silva Machado
E-mail: roselymachado11@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8929671564435502
Sabatha Catoia Dias
E-mail: sabathacatoia@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3389450097514723
Valter Henrique de Castro Fritsch
E-mail: valter.fritsch@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9317984206865260
Docentes colaboradores:
Ricardo Mendonça Petracca
Email: ricardo.petracca@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5567366171687453
Docentes visitantes:
Ivan Gabriel Grajales Melian (visitante estrangeiro)
E-mail: melian.ivan77@gmail.com
-
03/10/201713h27Notícia
Ciclo Letivo
O PPGLETRAS apresenta um ciclo letivo baseado em semestres: 4 para Mestrado e 8 para Doutorado. Sendo assim, a matrícula nas disciplinas é realizada semestralmente. Os alunos matriculam-se em disciplinas Obrigatórias e Optativas.
CURSO DE MESTRADO
No Mestrado, o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas é cumprido com 9 (nove) créditos obrigatórios na Área de Concentração em História da Literatura e um mínimo de 15 (quinze) créditos em disciplinas optativas, e com 6 (seis) na Área de Concentração em Estudos da Linguagem e um mínimo de 18 (dezoito) créditos em disciplinas optativas. Além disso, caso haja interesse, os mestrandos podem matricular-se em outras disciplinas optativas, cumprindo um número de créditos além do mínimo exigido legalmente. Nesse sentido, tem-se registrado a tendência ao cumprimento de um número de créditos superior ao mínimo, o que se atribui: (a) à atualidade das disciplinas e dos temas nelas abordados, (b) à busca, pelos alunos, de formação sólida e abrangente, visando a concursos e a um mercado de trabalho exigente e competitivo.
CURSO DE DOUTORADO
No Doutorado na Área de Concentração de História da Literatura, o aluno precisa integralizar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, que devem ser cursadas nos três primeiros semestres. O aluno pode solicitar o aproveitamento de créditos de mestrado, no total de 24 (vinte e quatro), e a solicitação será examinada pelo Programa com o objetivo de verificar a compatibilidade entre as disciplinas. Em todos os casos, os alunos precisarão cursar as discipinas obrigatórias Teoria da História e Teoria da História da Literatura. Tendo cumprido os créditos nas disciplinas, o candidato deverá submeter a Tese em preparação ao 'Exame de Qualificação' até no máximo 30 meses a partir da admissão no Programa.
No Doutorado na Área de Concentração de Estudos linguísticos, o aluno precisa integralizar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, que devem ser cursadas nos três primeiros semestres. O aluno pode solicitar o aproveitamento de créditos de mestrado, no total de 24 (vinte e quatro), e a solicitação será examinada pelo Programa com o objetivo de verificar a compatibilidade entre as disciplinas. Em todos os casos, os alunos precisarão cursar as discipinas obrigatórias Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem; Leituras Orientadas em Estudos de Linguagens; Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas; e Lingua(gem), Discurso e Ensino. Tendo cumprido os créditos nas disciplinas, o candidato deverá submeter a Tese em preparação ao 'Exame de Qualificação' até no máximo 30 meses a partir da admissão no Programa.
-
03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular
Visando ao alcance dos objetivos propostos, à integração entre disciplinas, linhas e projetos de pesquisa, e ao oferecimento do mais avançado conhecimento em Letras nas Áreas de História da Literatura (HL) e Estudos da Linguagem (EL), com suporte teórico e perspectivas críticas, os Cursos de Mestrado e Doutorado estão organizados de modo a oferecer um núcleo básico de disciplinas obrigatórias em cada uma das áreas, o qual tem em vista a discussão e a pesquisa de conteúdos que permitam não só a solidificação de fundamentos conceituais da áreas de concentração, mas também o oferecimento de subsídios à escolha consciente, pelos alunos, de uma das linhas de investigação oferecidas pelo Programa.
CURSO DE MESTRADO
Na Área de História da Literatura, três disciplinas, desde 2002, constituem esse núcleo básico: Teoria da História, Teoria da História da Literatura e Seminário de Pesquisa.
Na Área de Estudos da Linguagem, duas disciplinas, desde 2018, constituem o núcleo básico: Bases Epistemológicas da Linguística e Seminário de Dissertação.
A formação oferecida pelo nível de Mestrado do PPG em Letras da FURG é complementada por disciplinas eletivas, para que os alunos integralizem o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas exigido pelo Regimento do Programa.
Disciplinas do Mestrado na Área de História da Literatura
Teoria da História da Literatura: A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.
Teoria da História: Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crscente otimismo burguês pós Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo/subjetivismo, racionalismo/irracionalismo, modernidade/pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.
Seminário de Pesquisa: A pesquisa em Letras: escolha do tipo de pesquisa, delimitação do tema, formulação do problema, definição do corpus, opção pelo referencial teórico adequado. Hipóteses, instrumentos, documentação. O trabalho científico: natureza e características. Análise, crítica e elaboração de projetos de pesquisa.
História da Imprensa: A imprensa escrita e as Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa com os jornais como fonte e/ou objeto de trabalho: história da imprensa e a história através da imprensa. A imprensa literária. A construção do discurso jornalístico: formações, modalidades e estratégias discursivas. O controle do discurso jornalístico. A análise do texto e da imagem no jornalismo. A evolução da imprensa e as conjunturas históricas nacional, regional e local.
Estética da Recepção: A estética da recepção em suas teses. As contribuições da estética da recepção para a História da Literatura.
História da Arte: Análise da Literatura e outras formas de manifestação artística, no âmbito da História da Arte. Relações da Literatura com a Música, as Artes Plásticas, o Cinema, o Teatro, a Arquitetura.
História da Leitura: A história da leitura: a formação do leitor; a mulher leitora; leitura e escola; a indústria do livro; a leitura da literatura.
História da Literatura Brasileira: As contribuições para a história da literatura brasileira ao tempo do Romantismo. As primeiras histórias da literatura brasileira. As histórias literárias brasileiras contemporâneas e seus critérios norteadores. As histórias literárias regionais.
Literatura de Expressão Feminina: História, mitos, cânone e tradição literária: o lugar das mulheres escritoras na historiografia literária. Cultura, ideologia e sociedade: a categoria gênero (gender). Gênero literário (genre) e gênero (gender). Fundamentos da teoria e a da crítica literária feminista.
Literatura do Rio Grande do Sul: A literatura do Rio Grande do Sul: das origens à contemporaneidade. O ensaio crítico e a historiografia literária sul-rio-grandense. A literatura sul-rio-grandense no contexto da literatura brasileira.
Literatura e História: Literatura e História: o entrecruzamento de discursos. A narratividade na História e na Literatura. As representações literárias da história. O romance histórico.
Teoria da Literatura: A teoria da literatura: formação e história. A teoria da literatura como ciência da literatura. Caminhos e pressupostos da teoria da literatura. Teoria da Literatura e História da Literatura.
Teoria dos Gêneros: A teoria dos gêneros literários: a épica, a lírica, a dramática. A teoria dos gêneros e a crise da modernidade e da pós-modernidade. Teoria dos gêneros e História da Literatura.
Literatura Comparada: Conceitos fundamentais no âmbito da Literatura Comparada. Vertentes da Literatura Comparada: o comparatismo francês e o comparatismo americano. A Literatura Comparada na América Latina. A Literatura Comparada no Brasil. Literatura Comparada e História da Literatura.
Tópicos Avançados de Literatura Brasileira: Estudo de tópico(s) específico(s) no âmbito da literatura brasileira.
Tópicos Avançados de Literatura Comparada: Estudo de tópicos específicos no âmbito da Literatura Comparada.
Tópicos Avançados de História da Literatura: Estudo de tópico específico da História da Literatura, ou das histórias literárias nacionais e regionais.
Disciplinas do Mestrado na Área de Estudos da Linguagem
Bases Epistemológicas da Linguística: Constituição da Linguística como ciência. Panorama de diferentes correntes linguísticas e seus programas para a abordagem dos fenômenos da linguagem.
Seminário de Dissertação: O texto argumentativo: desafios na construção de um argumento coeso e coerente. Explicitação das diretrizes para a elaboração de uma dissertação de mestrado. Reflexão sobre essas diretrizes. Análise e discussão dos projetos de dissertação.
Estudos de Aquisição e Aprendizagem de Línguas: Estudo dos principais construtos teóricos sobre aquisição e aprendizagem de línguas. Implicações pedagógicas das teorias para o processo de ensino e aprendizagem.
Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas: Tratamento de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros discursivos na escola. Análise de sequências didáticas de gênero como instrumento para formação de professores de línguas. Discussão dos usos e funções sociais de diferentes linguagens e suas implicações para a compreensão dos múltiplos letramentos.
Cultura e Identidade no Ensino de Línguas: Os conceitos de cultura e de identidade na contemporaneidade a partir da problematização da noção de língua sob diferentes enfoques teóricos. As relações entre linguagem e cultura digital. Os construtos de cultura e de identidade no ensino de línguas.
Formação Metodológica do Professor de Línguas: Estudo das correntes teóricas e tendências investigativas na área de formação do professor de línguas. Reflexão a partir das bases teóricas sobre as metodologias de ensino de línguas.
Pesquisa em Linguística Aplicada: Teoria e Prática: Estudos contemporâneos em Linguística Aplicada. Ancoragem teórico-epistemológica da Língua Materna e de Línguas Estrangeiras como disciplinas escolares. Linguística Aplicada e os usos sociais da linguagem na escola. Discussão de concepções teórico-metodológicas que embasam o ensino de leitura e de escrita no contexto escolar.
Leitura, Letramento Literário e Mediação Pedagógica: Ensino da leitura no ambiente escolar a partir da perspectiva de linguagem como um fenômeno social. A leitura e suas práticas sociais. Práticas de leitura para diferentes letramentos. Letramento literário. Ensino de literatura. Leitura e mediação pedagógica. Sociologia da leitura.
Ensino e Aprendizagem de Língua e Literatura Estrangeira: A língua estrangeira (LE) sob a perspectiva dos estudos de letramento. O ensino de LE sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Observação da realidade de ensino de LE na escola. Aprendizagem por projetos. O ensino de literatura estrangeira: desafios socioculturais e linguísticos. Letramento literário em literaturas estrangeiras.
Estudos de Letramento: Panorama da história da escrita. Modelos e concepções de letramento. Estudo das diferentes dimensões, perspectivas e efeitos do letramento. Estudo das relações oralidade/ letramento e alfabetização/letramento.
Letramento Digital: Processos de construção de sentido no contexto das tecnologias digitais da informação e comunicação. Discussão sobre Internetês, hipertexto, hipermídia e hipermodalidade. Cultura digital e identidade. Letramentos digitais na escola.
Aspectos Estruturais do Português: Análise estrutural da língua pelo viés fonético-fonológico. A fonologia e sua interface com os demais componentes da gramática: implicações para o ensino.
Variação Linguística e Ensino: A Teoria da Variação: aspectos metodológicos. Estudo da diversidade da língua nas abordagens da Dialetologia, da Sociolinguística e da Linguística Histórica: contribuições para o ensino.
Estudos em Análise do Discurso: Fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso Francesa. Sujeito, ideologia, condições de produção, formação discursiva, interdiscurso, forma-sujeito. Estudo da relação entre discurso, história e memória.
Análise do Discurso e Ensino: Processos de formulação, constituição e circulação de sentidos na/da escola. A noção de língua, texto, discurso, práticas de leitura e escrita na perspectiva da Análise do Discurso Francesa.
Estudos Enunciativos da Linguagem: Constituição do campo dos estudos enunciativos da linguagem. Bases epistemológicas de teorias enunciativas. Desdobramentos teórico-metodológicos: análises enunciativas da linguagem.
Enunciação e Ensino: O ponto de vista enunciativo de estudo da linguagem. Desdobramentos da Teoria da Enunciação para os estudos textuais e discursivos. Enunciação e ensino: diálogos interdisciplinares. Deslocamentos teórico-metodológicos para a abordagem da leitura e da produção de textos orais e escritos em sala de aula. Implicações para o processo de avaliação.
CURSO DE DOUTORADO
No Doutorado na Área de Concentração em História da Literatura, o aluno precisa integralizar 15 (quinze) créditos em disciplinas (caso sejam aproveitados os vinte e quatro créditos cursados do Mestrado), que deverão ser cursados ao longo dos três primeiros semestres do curso. Caso não tenha realizado o Mestrado em Letras na FURG, o aluno precisará fazer as disciplinas obrigatórias Teoria da História e Teoria da História da Literatura. Tendo o doutorando cumprido os créditos em disciplinas, precisa submeter a Tese em elaboração ao ‘Exame de Qualificação’ até, no máximo, 30 meses a contar do ingresso no curso.
No Doutorado na Área de Concentração em Estudos da Linguagem, o aluno precisa integralizar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, que deverão ser cursados ao longo dos três primeiros semestres. O aluno poderá solicitar o aproveitamento de créditos do Mestrado, no limite de 24 (vinte e quatro), devendo a solicitação ser examinada pelo programa para fins de verificação da compatibilidade entre disciplinas. Em todos os casos, o aluno precisará fazer as disciplinas obrigatórias Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem; Leituras Orientadas em Estudos de Linguagens; Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas; e Lingua(gem), Discurso e Ensino. Tendo o doutorando cumprido os créditos em disciplinas, precisa submeter a Tese em elaboração ao ‘Exame de Qualificação’ até, no máximo, 30 meses a contar do ingresso no curso.
Disciplinas do Curso de Doutorado na Área de História da Literatura
Teoria da História da Literatura: A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.
Teoria da História: Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crescente otimismo burguês pós Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo / subjetivismo, racionalismo / irracionalismo, modernidade / pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.
História da Narrativa Brasileira: História da narrativa brasileira: do Romantismo à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.
História da Poesia Brasileira: História da poesia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.
História da Dramaturgia Brasileira: História da dramaturgia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores, peças de teatro e grupos teatrais significativos para a configuração do sistema literário e teatral brasileiro.
Temas de História da Literatura Ocidental: Literatura Ocidental - conceito e abrangência. A Literatura Ocidental a partir de uma perspectiva diacrônica: a Antiguidade, a Idade Média e a Era Moderna. Estudo de autores e obras que constituem o cânone ocidental.
História da Literatura Portuguesa: As origens. Expansionismo. Identidade nacional. Viagens interculturais. Colonialidades. Diásporas. Transnacionalização. Transversalidades. Territorialidades. Cultura de fronteira. Globalização. A morte da nação.
História das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Primeiras manifestações. Confluências literárias. Periódicos literários. Sociedade e história. Colonialismo. Diásporas. Utopias. Oratura e letramento. Línguas. Guerras. Etnia. Raça. Religiosidades. Mitos. Identidades culturais. Pós-colonialismo. Globalização.
Literatura de Autoria Feminina: Teorias críticas feministas, história, discurso e representação. Cânone e tradição literária. Gênero como categoria de análise. Feminismo como crítica da modernidade. Mulher, raça, etnia e subalternidade.
Temas de História da Literatura do Rio Grande do Sul: Panorama da literatura do Rio Grande do Sul na prosa, na poesia, no teatro, no ensaio e na historiografia, das primeiras manifestações poético-ficcionais até a literatura contemporânea. Relações entre as literaturas sul-rio-grandense, brasileira e platina. Romantismo sulino, cor local e literatura gauchesca. Regionalidade e universalidade. Construção e desconstrução do mito do gaúcho. Relações entre literatura e história.
Literatura e Americanidade: Relações literárias interamericanas. Reflexão teórica sobre as origens da americanidade. Literatura e identidade nas Américas. Americanidade e transculturalidade. Hibridismo cultural e literário.
Literatura e Oralidade: Os diferentes gêneros da literatura oral e da literatura popular como práticas culturais. A relação entre o oral e o escrito, entre as narrativas orais e as formas literárias.
Literatura Autobiográfica, Histórias, Memórias e Tempos: Gênero autobiográfico - conceitos, variações estético-literárias, tipologias. Relações temáticas para o gênero. Referencialidade e ficcionalidade, autorreferencialidade e ficção. Gêneros literários e variações autobiográficas.
Literatura, Fontes Primárias e Periodismo: História da literatura e fontes. Resgate histórico-literário a partir de fontes primárias e do periodismo literário. Jornalismo e literatura. Imprensa literária: jornais, revistas, almanaques. Sistema literário. Cânone e margens. Rastro. Materialidade da literatura. Pesquisa em acervos, arquivos e bibliotecas.
Leituras Orientadas: Leitura orientada de temas concernentes às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa: História da Literatura; Escrita Feminina; Literatura Sul-Rio-Grandense; Literatura, História e Memória.
Disciplinas do Curso de Doutorado na Área de Estudos da Linguagem
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS DA LINGUAGEM: Questões epistemológicas das ciências, em geral, das Ciências Humanas e da Linguística; paradigmas de investigação: abordagens quantitativas e qualitativas na construção do conhecimento; a ciência e seus embates: entre defensores, detratores e impostores; as distintas visões da Linguística como ciência disciplinar, interdisciplinar, indisciplinar e transdisciplinar; o compromisso social do campo de estudos da linguagem.
LEITURAS ORIENTADAS EM ESTUDOS DE LINGUAGENS: Definição e delimitação do objeto e dos objetivos do estudo e sua justificativa; princípios teóricos, históricos e epistemológicos que instituem o paradigma e a metodologia de pesquisa e análise dos dados; princípios éticos envolvidos no projeto; a literatura da área e os dispositivos socioculturais e institucionais que articulam os conteúdos abordados na pesquisa; a especificidade das pesquisas de cunho quantitativo, qualitativo e qualiquantitativo.
AQUISIÇÃO, APRENDIZAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS.: O fenómeno da aquisição da linguagem; a variação como inerente aos sistemas linguísticos; análise do funcionamento dos processos de variação e de aquisição do Português Brasileiro e de outras línguas naturais; relações entre o uso variável da língua e o processo de aquisição da linguagem; os processos de variação e de aquisição no ensino da língua materna e de línguas estrangeiras.
LINGUA(GEM), DISCURSO E ENSINO: Bases teóricas da pesquisa linguística voltada à linguagem em funcionamento; a constituição formal e discursiva de diferentes textualidades a partir da reflexão sobre princípios e categorias analíticas aplicados ao discurso; Linguística Textual; Pragmática; Enunciação; Análises do Discurso; linguagem, discurso e ensino; didática do ensino de línguas.
LINGUÍSTICA APLICADA E TRANSDISCIPLINARIDADE: Perspectivas da Linguística Aplicada na contemporaneidade; Articulação entre Linguagem e Sociedade; Epistemologias da LA: do disciplinar ao transdisciplinar; Linguística Aplicada de Vertente Crítica.
PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA: Paradigmas científicos e pesquisa em Linguística Aplicada; Educação linguística e produção de conhecimento; Fundamentos epistemológicos e metodologias da LA; Ética e pesquisa em LA; Divulgação científica.
TÓPICOS EM FONÉTICA, FONOLOG1A E VARIAÇÃO: Abordagem a fenómenos segmentais e prosódicos, com base em diferentes modelos teóricos, no que tange à aquisição e à variação em língua materna ou adicional.
TÓPICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM DA FONOLOGIA DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O tratamento da pronúncia na aquisição de línguas adicionais; o papel da instrução explícita na aprendizagem da fonologia de línguas adicionais; foco na forma; variabilidade da interlíngua; ensino comunicativo de pronúncia; inteligibilidade e natividade.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO: Teoria e análise do discurso político produzido em diferentes materiais idades, relacionando-os a conjunturas sócio-históricas determinadas; o político e a política; o discurso político e a ideologia; o discurso político e a mídia; o sujeito da política: cinismo e perversão; o sujeito da política: a mentira como estratégia política; o discurso político: a questão racial e o ensino.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO: Teoria e Análise dos Processos de Significação; Conceptualização; Referência; Significado; Sentido; Categorização; Quantificação (escopo); implícitos (pressuposição, implicatura e acarretamento); considerando seus aspectos cognitivos, semântico-linguísticos, pragmáticos, enunciativos e discursivos.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA E ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: Bases Filosóficas da Teoria e Análise Dialógica do Discurso; Concepção Dialógica de Linguagem; Língua, Linguagem e Relações Dialógicas; Géneros do Discurso, Projeto Enunciativo e Arquitetônica; Dialogismo, Estética e Ética; Dialogismo e Identidade; Texto, Discurso e Género: implicações práticas; Dialogismo, subjetividade e consciência.
-
03/10/201713h25Notícia
Apresentação
-
O Programa de Pós-Graduação em Letras tem como objetivo principal a formação de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino nas áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem.
A área de História da Literatura tem as seguintes Linhas de Pesquisa:
- ESCRITA FEMININA: a linha de pesquisa objetiva o estudo da produção literária de autoria feminina, a partir dos princípios teóricos fornecidos pela História da Literatura e pela Teoria e Crítica Feministas.
- LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA LITERÁRIA: tem por objetivo o estudo das relações entre Literatura e História, em suas diferentes possibilidades, como aquelas relativas à escrita de histórias da literatura e as referentes ao entrecruzamento dos discursos histórico e literário, no âmbito de diferentes gêneros, a partir de fundamentação teórica fornecida pela Teoria da Literatura e pela Teoria da História da Literatura.
- LITERATURA SUL-RIO-GRANDENSE: a linha de pesquisa Literatura Sul-Rio-Grandense tem por objetivo o estudo do sistema literário regional a partir de perspectivas fornecidas pela História da Literatura.
A área de Estudos da Linguagem tem as seguintes Linhas de Pesquisa:
- AQUISIÇÃO, APRENDIZAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS: esta linha de pesquisa visa aos estudos sobre aquisição, aprendizagem e ensino de línguas, contemplando bases teóricas e metodológicas sobre a linguagem em suas diferentes manifestações, por meio de diferentes suportes e sob variadas formas no ambiente escolar, entendido como espaço de produção de cultura e de formação identitária.
- LÍNGUA(GEM), DISCURSO E ENSINO: Esta linha de pesquisa contempla estudos que fundamentam a reflexão sobre a língua(gem) com ênfase em aspectos linguísticos, discursivos e enunciativos em diferentes contextos de uso, sob distintas formas de mediação, incluindo a tecnológica, com implicações para o campo do ensino.
-
O PPGLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande tem como objetivos gerais:
- Formar pesquisadores-docentes e promover a produção de conhecimento nas áreas de História da Literatura (único curso oferecido na área da Região Sul do Brasil) e na área de Estudos da Linguagem.
- Proporcionar a docentes da área de Letras e a outros profissionais que atuem na literatura, linguagem e áreas afins um programa de pesquisas e estudos, teóricos e aplicados, visando a uma melhor qualificação e a uma integração com profissionais da área.
Os objetivos específicos do PPGLETRAS – FURG são:
- Implementar e fortalecer as condições para a pesquisa na região, dentro e fora da universidade, através da institucionalização e da consolidação de projetos e grupos de pesquisa, incentivando a cooperação interinstitucional em âmbito nacional e internacional.
- Proporcionar aos professores de universidades e escolas da rede pública e particular, assim como a outros profissionais que utilizam a literatura e as linguagens como seu principal objeto de trabalho, oportunidade de formação continuada e de desenvolvimento dos conhecimentos literários e linguísticos necessários à sua prática pedagógica e/ou profissional.
- Oferecer aos alunos dos cursos de Letras da Região Sul do Estado e dos países do Mercosul, bem como, para o nível de Doutorado, aos egressos de cursos de Mestrado em Letras e áreas afins, a oportunidade de uma formação avançada em pesquisa e de uma prática pedagógica diferenciada, através da participação em projetos vinculados às linhas de pesquisa do Programa.
- Propiciar aos professores-pesquisadores da FURG e das outras universidades da região a oportunidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, pela incorporação de novos projetos e pelo contato com novos pesquisadores.
- Contribuir com os estudos sobre memória e acervos literários e linguísticos nos âmbitos local, nacional e transnacional, com uma abordagem interdisciplinar;
- Contribuir com a memória e os acervos literários e de imprensa da cidade do Rio Grande, Fronteira Sul e Região Sul do Brasil através de projetos de pesquisa e de conservação de acervos de imprensa e literários na Biblioteca Rio-Grandense;
- Contribuir com a memória e os acervos literários e de imprensa do Brasil com o resgate e fortalecimento da memória linguística, literária e cultural de autores locais, das migrações características de uma cidade costeira e portuária, e dos povos minoritários (indígenas, quilombolas, refugiados).COORDENAÇÃO (2023-2024)
Coordenador: Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
CONSELHO ASSESSOR
Profa. Dra. Sylvie Dion
Profa. Dra. Rosely Diniz da Silva Machado
Profa. Dra. Rubelise da Cunha
Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch
COMISSÃO DE BOLSAS
Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral
Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
Representante docente: Profa. Dra. Luciene Bassols Brisolara
BREVE HISTÓRICO DO PPGL
O Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado na Área de História da Literatura, teve sua implantação aprovada pela Capes no segundo semestre de 2001, entrando em efetivo funcionamento a partir de 2002. Com a consolidação do Mestrado e a nota 4 de avaliação da CAPES, foi aprovado em 2011 e implantado a partir de 2012 o Doutorado na Área de História da Literatura. A atuação e importância do curso na região estava consolidada, recebendo avaliações com referências elogiosas da CAPES quanto a sua estruturação, funcionamento e impacto regional e nacional, visto ser o único Programa com Área de Concentração específica em História da Literatura na Região Sul e ter grande impacto social no sistema escolar e em projetos com a comunidade local, como os projetos de acervos literários e de imprensa desenvolvidos na Biblioteca Rio-Grandense.
A área de concentração em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou no ano de 2018, com a abertura do curso de mestrado. O curso de mestrado em Estudos da Linguagem da FURG surge com um perfil diferente dos demais cursos da região, visto que apresenta em sua proposta de origem um vínculo de pesquisa que busca focar na educação. A proposta da nova área de concentração agrega linhas e grupos de pesquisa interessados na reflexão acerca dos fenômenos linguísticos em seus diferentes níveis de análise, da relação entre lingua(gem) e produção de sentido, bem como dos processos de aquisição, aprendizagem e ensino de línguas.
A partir de 2021, com a consolidação do nível de Mestrado em Estudos da Linguagem, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) passou a oferecer também Doutorado em Estudos da Linguagem, com a primeira seleção em 2022.
-