Tese - Perspectivas femininas afro-brasileiras em cadernos negros (contos) : conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves

Autor: Rodrigo da Rosa Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo estudar a produção ficcional de autoria feminina na série literária Cadernos negros - contos afro-brasileiros, com ênfase nas escritoras Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves. Além de discutir as particularidades dessa escrita, a tese busca contribuir para a sua visibilidade no contexto da literatura brasileira. Uma das principais justificativas do trabalho é justamente que a situação atual dos estudos literários no campo da literatura afro-brasileira aponta para a necessidade de adensamento da sua recepção crítica. Inicialmente, é feita uma revisão histórico-literária e crítico-conceitual da literatura afro-brasileira, resgatando seus movimentos precursores e definindo-a enquanto operador teórico em construção. Em seguida, são apresentados os Cadernos negros e o Quilombhoje (grupo paulistano responsável pela coordenação editorial da série) de modo a afirmar a sua significação sócio-literária enquanto espaço privilegiado de promoção dessa literatura. É feita também uma retrospectiva da representação negativa da mulher negra na literatura brasileira canônica, sendo então destacado o contra-discurso literário da produção contemporânea de autoria feminina afro-brasileira, especialmente encontrado nos Cadernos negros. Essa produção aponta para a desconstrução de estereótipos associados à coletividade afrodescendente no Brasil, com especial engajamento no que diz respeito às mulheres negras; desse modo, assinala ainda a afirmação de papeis até então invisibilizados pela representação tradicional. Nos capítulos analíticos, é realizada uma apresentação das trajetórias intelectuais (dados biobibliográficos e fortuna crítica) das três autoras em destaque, seguida uma leitura analítica dos contos que apresentam protagonismo feminino negro. Cumpre observar que as escritoras são estudadas em capítulos separados, de forma a realçar as particularidades de cada uma delas. De modo geral, os contos não simplesmente colocam em cena personagens femininas negras como o centro de suas tramas, mas as caracterizam a partir de subjetividades femininas negras, constituindo o que foi chamado de perspectivas femininas afro-brasileiras. Essa representação feminina negra empreendida pelas escritoras promove um movimento que desloca as mulheres negras da condição de "objeto" para sujeito do discurso literário. Assim, as escritoras em pauta podem ser consideradas enquanto intelectuais afro-brasileiras insurgentes, as quais prestam uma contribuição inestimável para o processo de atualização da história literária brasileira.

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