Tese - A série "Como e por que ler" : uma historiografia literária brasileira do presente

Autor: Wellington Freire Machado (Currículo Lattes)

Resumo

A série Como e por que ler da editora Objetiva surgiu no ano de 2002 com a publicação de Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado e Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, de Ítalo Moriconi. De 2002 a 2005 foram publicados neste projeto mais dois títulos: Como e por que ler o romance brasileiro (2004), de Marisa Lajolo, e Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005), de Regina Zilberman. Com base no estudo atento dos quatro títulos mencionados, este trabalho apresenta a seguinte tese: A série Como e por que ler pela primeira vez em uma publicação com o intuito de formar leitores reúne grande parte dos mecanismos de construção reproduzidos na contemporaneidade, constituindo-se um exemplo cabal de historiografia literária brasileira do presente. Para comprovar esta proposição pauta-se a leitura em um tripé teórico constituído pelo Construtivismo Radical, de Ernst von Glasersfeld, pela Teoria dos Campos, de Pierre Bourdieu, e também pelas contribuições de Itamar-Even Zohar e Niklas Luhmman, nomeadamente os estudos sobre repertório e observação.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: História da literaturaFormação de leitoresTeoria dos camposConstrutivismo radicalMetateoria