Tese - Diálogos com a obra de Florbela Espanca: a recepção produtiva

Autor: Cleuma de Carvalho Magalhães (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese procura reconstituir a história da recepção e do efeito da obra de Florbela Espanca, focalizando especialmente sua recepção produtiva. Essa vertente dos estudos de recepção refere-se à experiência de leitura que resulta numa nova produção artística. Propomo-nos, pois, a abordar a leitura dos textos de Florbela Espanca por parte de outros escritores, analisando o diálogo que a obra de tais escritores mantém com a produção literária da poetisa. Dirigimos nossa atenção especialmente a três obras da atualidade: Natália (2009), romance de Helder Macedo; Florbela (1991), texto teatral de Hélia Correia; e os livros de poesia de Adília Lopes: Clube da poetisa morta (1997) e Florbela Espanca espanca (1999), cujo diálogo com a poetisa alentejana revela o potencial artístico da escrita florbeliana e sua importância na literatura contemporânea. A comunicação estabelecida entre os textos em questão e a obra de Florbela Espanca é aqui examinada sob a perspectiva da Estética da Recepção, com base nas teorias de Hans Robert Jauss (1994), Wolfgang Iser (1979, 1996, 1999) e Hannelore Link (1980).

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Espanca, Florbela, 1894-1930Macedo, Hélder Malta, 1935-Lopes, Adília (1960)Correia, Hélia, 1949-Estética da recepção