Dissertação - O ensino de pronúncia de língua adicional : análise de manuais de língua inglesa

Autor: Flávio Luis Soares Meireles (Currículo Lattes)

Resumo

O inglês consolida-se paulatinamente como língua global no mundo, principalmente quanto ao acesso a recursos educacionais, tecnológicos, culturais e científicos. A partir disso, torna-se cada vez mais relevante o seu ensino para brasileiros, sobretudo, com relação aos aspectos fonético-fonológicos, dado que em muitos casos a pronúncia inadequada de determinados sons pode afetar a comunicabilidade e a inteligibilidade da língua inglesa. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi o de realizar uma análise completa de um material didático internacional - American English File - Second Edition, de BOYLE, M.; LATHAN-KOENIG, C.; OXENDEN, C.; SELIGSON, P, Oxford University Press (2013), averiguando as práticas comunicativas de pronúncia desenvolvidas sobre os aspectos de ordem fonético-fonológica, considerando o aprendiz brasileiro. De forma a alcançar esse objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Verificar no sumário a existência de conteúdos que dizem respeito à pronúncia; b) Observar em cada unidade, em caso de existência de conteúdos e exercícios de pronúncia, qual segmento é abordado; c) Apurar os conteúdos/competências que precedem os exercícios de pronúncia, bem como examinar a ordem organizacional nas quais as práticas de pronúncia aparecem dentro da unidade; d) Examinar a presença de descrição/explicação do uso do segmento-alvo nas subunidades, de forma explícita, para que o aprendiz possa refletir sobre o segmento fônico trabalhado; e) Refletir sobre qual passo pedagógico a atividade faz referência; f) Analisar a relevância do conteúdo/atividade relativo à pronúncia para o público brasileiro; g) Investigar as lacunas existentes relativas a conteúdos/atividades de pronúncia considerando o público brasileiro; e h) Observar os recursos utilizados no livro para o trabalho com os aspectos fonético-fonológicos do inglês, tais como figuras, gráficos, etc. Este trabalho teve como fundamento teórico os estudos do inglês como Lingua Franca (KACHRU, 1989; PHILLIPSON, 1992; PENNYCOOK, 1994; SEIDLHOFER, 1996; CRYSTAL, 1997, 2005; GRADDOL, 1997; JENKINS, 2000, 2002); a proposta de ensino comunicativo de pronúncia de língua inglesa (CELCE-MURCIA et al., 2010), bem como os estudos que tratam da aquisição da fonologia de inglês por brasileiros (ZIMMER, SILVEIRA e ALVES, 2009, e CRISTÓFARO-SILVA, 2012). A pesquisa, decaráter quali-quantitativa de dados, analisou seis volumes da coleção American English File - Second Edition, no que tange ao ensino de pronúncia de segmentos. Em nossa análise obtivemos os seguintes resultados: a coleção contempla exercícios de pronúncia em praticamente todas as suas unidades; as práticas propostas tratam tanto do aspecto segmental quanto suprassegmental, embora nosso foco de análise tenha sido o segmento; no que diz respeito ao aspecto segmental, as atividades em sua grande maioria privilegiam a forma mecanicista como o listen and repeat; dos estágios pedagógicos de ensino comunicativo de pronúncia descritos por Celce-Murcia et al. (2010), o mais destacado foi o estágio 2 - discriminação auditiva por meio de feedback; quanto aos processos de transferência do PB para a LI, apresentados por Zimmer, Silveira e Alves (2009), constatamos que o livro oferece oportunidade para que o professor trate das distinções entre vogais do inglês e que, como consequência, possa explicitar a assimilação vocálica na aquisição da língua-alvo por não nativos. De modo geral, o material mostrou-se ser um instrumento de ensino rico, porém, por se tratar de um material internacional, o mesmo não consegue atender às dificuldades fonético-fonológicas específicas do aprendiz brasileiro, precisando ser adaptado às práticas comunicativas de pronúncia para que se tornem adequadas à realidade dos nossos estudantes.

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Palavras-chave: Língua inglesaEnsino de inglêsPronúncia de inglêsInteligibilidadeLíngua francaAspectos fonético-fonológicosAspecto segmentalEnsino comunicativo de pronúncia