Autor: Guilherme Marques Ferreira (Currículo Lattes)
Resumo
O objetivo central desta dissertação é o estudo de dois livros de contos do escritor angolano Ondjaki, E se amanhã o medo (2010) e O céu não sabe dançar sozinho (2014). Para tanto, retomamos as teorias de Jacques Derrida, Homi K. Bhabha e Nestor García Canclini a respeito da hospitalidade, do hibridismo e do cosmopolitismo, além das investigações acerca da ligação entre história e memória em Susan Buck-Morss e Walter Benjamin. Nossa hipótese é de que a obra ondjakiana é movida por tais conceitos, sendo possível constatar em suas narrativas curtas um lugar privilegiado para problemas como a alteridade, o estrangeiro, a fronteira, o animal, o estranhamento e a solidariedade, entre outras. A leitura em particular do conto "A velha", na qual se detém o terceiro capítulo, permite observar os modos pelos quais o escritor luandense tensiona a ideia de uma história nacional oficial, sugerindo em seu lugar uma história que leve em conta o comum, a diferença e o descontínuo.