Tese - Um majestoso templo das letras e do progresso : a Biblioteca Rio-Grandense sob a óptica da imprensa periódica rio-grandina (1878 - 1898)

Autor: Mateus de Moura Rodrigues (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto a Biblioteca Rio-Grandense, instituição histórica fundada em 15 de agosto de 1846 na cidade do Rio Grande como Gabinete de Leitura, passando à categoria de biblioteca a partir de 1878. O estudo tem como norte a busca pela elucidação de qual a relevância da instituição enquanto espaço de leitura e difusão cultural no município, sob a óptica da imprensa periódica local entre 1878 e 1898. O objetivo geral estabelecido foi compreender o papel da entidade no seio da sociedade rio-grandina a partir de sua consolidação como biblioteca. Para tanto, foi necessário perpassar a história do surgimento e evolução das bibliotecas e da Biblioteca Rio-Grandense, da imprensa periódica e dos jornais utilizados nesta pesquisa, e dos fundamentos teóricos que orientam o uso destes acervos como fontes para a pesquisa histórica. Como manancial de dados para a consecução do objetivo desta pesquisa foram analisados o Diário do Rio Grande, o Artista e o Eco do Sul, três folhas diárias rio-grandinas que circulavam à época demarcada como baliza temporal. Ao final da pesquisa foi possível verificar que a instituição estudada, sob a óptica destes representantes da imprensa periódica local, cumpria papel fundamental enquanto espaço de leitura e centro promotor da cultura letrada no âmbito da cidade do Rio Grande, sendo considerada um monumento às letras e à ciência, e reverenciada pelos serviços prestados à causa da instrução popular.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: História da imprensaHistória das bibliotecasFontes primáriasBiblioteca Rio-GrandenseArquivos jornalísticos