Dissertação - A liaison como fenômeno fonético-fonológico e suas implicações socioculturais e de ensino e aprendizagem do francês

Autor: Adriano Luiz Ribeiro de Freitas (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho surge da experiência docente com o ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE) da FURG, durante seis anos, bem como do ensino desta língua por mais de vinte anos em escolas de idiomas em Rio Grande e Pelotas e do contato com as comunidades de senegaleses haitianos a quem ensinei Português como Língua Estrangeira (PLE) e, assim, pude refletir sobre ensino e aprendizagem de línguas e aspectos culturais e sociais envolvidos no processo aquisição de um língua estrangeira. A partir das inquietações e dúvidas recorrentes de meus alunos, percebi a relevância dos aspectos fonético-fonológicos do francês que eram trabalhados em sala de aula. Assim, a liaison, em particular, fenômeno da oralidade da língua francesa, que ocorre na fronteira entre palavras contíguas, promovendo a ressilabificação, despertou meu interesse de estudo, pois observei que os aprendizes de FLE apresentavam incompreensão dos contextos de realização do fenômeno por não dominarem as regras de uso do mesmo e, também, por generalizarem a regra geral de que uma consoante muda deve ser pronunciada sempre que houver confronto com um som vocálico na cadeia prosódica. A liaison apresenta vários contextos de realização desde motivações puramente linguísticas (fonológicas, morfossintáticas e pragmáticas) até aquelas de natureza extralinguística como a historicidade do francês e os aspectos individuais de uso da língua na oralidade, os quais variam diacronicamente e segundo aspectos diafásicos que ocorrem em diferentes contextos como, por exemplo, fatores estilísticos e sociais de uso, como se evidencia nas liaisons facultativas. Para tanto, foram analisados materiais didáticos de ensino de FLE quanto a sua abordagem do fenômeno estudo, a maneira como a fonologia do francês era apresentada ao aprendiz e com que recorrência o estudo da liasion aparecia nos manuais de ensino. Por fim, este estudo tem por interesse ressaltar a importância do ensino dos aspectos fonético-fonológicos do francês, tanto em escolas de idiomas com a finalidade de diminuir a estigmatização do falante de língua estrangeira quando do não emprego da liaison, especialmente em se tratando de contexto obrigatório, promover a percepção do fenômeno fonológico por parte alunos e, deste modo, maximizar a competência comunicativa dos aprendizes e de estudante universitários durante sua formação como futuros docentes de FLE, capacitando-os a atuarem como replicadores ao transporem didaticamente em suas práticas docentes tal abordagem característica da oralidade da língua francesa.

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Palavras-chave: LiaisonLíngua francesaOralidadeEnsinoLíngua estrangeira