Dissertação - Formação do leitor, mediação e mediadores : um estudo sobre a leitura literária e seus caminhos

Autor: Michele Cunha Bicca (Currículo Lattes)

Resumo

Ler é uma atividade individual, mas também é um ato social, em que há diálogo e discussão, além de expansão intelectual. Por isso, pensar na leitura literária na escola é de grande importância para formar sujeitos capazes de refletir de maneira crítica sua sociedade e mesmo a si próprio, bem como exercitar no sujeito leitor a capacidade de sublimar sentimentos e sensações através da leitura literária. Formar leitor é um dos deveres da escola, as crianças precisam ter estimulada sua ligação com a leitura, sobretudo ao citarmos os momentos de fruição e de prazer proporcionados pela leitura literária. Para isso, a presença de mediadores dentro dessa instituição se torna imprescindível. Oferecer a leitura literária na escola é um dever da sociedade e um direito da criança. A presente pesquisa pretende discorrer como essas questões são percebidas dentro dos muros da escola e para isso os teóricos como Wolfgang Iser, Robert Jauss, Peter Hunt, Marisa Lajolo, Regina Zilberman entre outros nomes irão ajudar a desenvolver os conceitos abordados e elucidar sobre a mediação de leitura, leitura literária, estética da recepção, mediadores e leitura literária. Conduzindo aos entendimentos dos conceitos e sobretudo em como a leitura interfere na caminhada cognitiva e imaginativa das crianças, para que no futuro elas possam seguir uma caminhada leitora, tornando-se adultos ágeis na sua percepção de mundo e sensíveis aos eventos a sua volta. A partir desses autores, é possível perceber o quanto a leitura literária auxilia no desenvolvimento das crianças, sendo o mediador uma peça chave na formação desse leitor.

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