Dissertação - Contação de histórias : uma prática para o letramento literário

Autor: Carla Alessandra Garibaldi San Martim (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação de mestrado pertencente à linha de pesquisa: Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas, dentro do projeto de pesquisa "Fronteiras da Leitura: O Ensino de Literatura sob a Perspectiva da Linguística Aplicada Crítica", coordenado pelo Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch, orientador deste tabalho. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre algumas questões acerca dos múltiplos papéis que a contação de histórias pode desempenhar na construção do letramento literário de sujeitos leitores no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, será mobilizada a teoria de Letramentos e, neste sentido, são apresentados teóricos como Angela Kleiman (1995, 2005, 2013), uma das primeiras autoras a abordar a questão dos Letramentos como prática social, Roxane Rojo (2009), que considera necessário também observar que as práticas de letramento se encontram em diferentes contextos sociais, bem como Brian Street (2014), o primeiro autor a trazer a abordagem sobre o letramento como letramentos sociais. Quanto ao Letramento Literário, tem- se que ele pode ser considerado uma alternativa para a prática social, conforme as considerações de Rildo Cosson (2006). Para o autor, as práticas sociais que envolvem o letramento literário são os aprendizados relacionados com a socialização e o compartilhamento de saberes e culturas as quais visam a um propósito maior que é a prática social de humanização das crianças. Aqui, será apresentado o Letramento e seus fundamentos teóricos, a fim de mobilizar os conceitos da teoria no momento da análise, uma vez que é a teoria que sustenta este trabalho a partir das noções de Letramento social, Letramento literário e Práticas e Eventos de Letramento que serão acionadas ao longo deste trabalho. Portanto, a metodologia de pesquisa aplicada consiste em pesquisa bibliográfica a partir da análise da contação de histórias pelas vozes de três mediadoras de leitura literária, mas, principalmente, contadoras de histórias que vivenciam esta arte de ensinar a cultura, o conhecimento, bem como divertir, entreter, ampliar a visão de mundo e de si mesmo, além de ser decisiva no desenvolvimento da imaginação, da oralidade e incentivo pelo gosto da leitura. Resultados preliminares demonstram a contribuição da contação de histórias para a mediação da leitura literária no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa, ao analisar as vozes das três contadoras de histórias, se constitui num espaço de fala e de reflexão sobre o tema da contação de histórias, bem como de apresentar ferramentas que se referem as atividades que podem ser desenvolvidas para melhorar a contação de histórias e atingir todo o potencial que ela tem como formadora de cidadãos.

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