Dissertação - Práticas de linguagem em meio digital nas aulas de Língua Portuguesa : um estudo sobre o Documento Orientador Curricular Rio-grandino

Autor: Cintia da Silva Rodrigues (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação tem como tema uma discussão sobre política linguística para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental no munícipio de Rio Grande - RS, com vistas a investigar em que medida as práticas de linguagem características do meio digital estão sendo contempladas no Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos Novos Estudos de Letramento (BARTON e LEE, 2015) e na Pedagogia dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO, 2015; 2019), que buscam problematizar as práticas sociais de construção de sentido da contemporaneidade - entendidas como letramentos, as quais ganham novos relevos e dimensões à medida que se desenvolvem as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs). O ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica tem enfrentado dificuldades em dar conta das demandas sociais colocadas por um mundo em que a presença ostensiva das TDICs tem repercutido no cotidiano das pessoas, influenciando na maneira como elas estão utilizando a escrita e os efeitos desse uso. Assume-se, pois, fazer-se necessário olhar criticamente para os estudantes como sujeitos construtores de significados sociais que mobilizam competências de leitura e escrita outras que não apenas aquelas relativas a contextos essencialmente tipográficos. Assim, o estudo parte da preocupação de verificar em que medida as diretrizes locais para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, articuladas ao Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplam as práticas de linguagem contemporâneas marcadas pelas multiplicidades cultural, semiótica e midiática, em virtude da presença ostensiva das TIDIC em nosso cotidiano. Para isso, a análise empreendida busca verificar no documento: i. a concepção de língua e linguagem; ii. as implicações culturais e sociais do ensino de língua/linguagem; e iii. os usos previstos das TDICs. Trata-se de um estudo de análise documental, de natureza aplicada, que busca discutir em escala local o ensino de Língua Portuguesa tal qual vem sendo proposto nos documentos oficiais. O estudo revelou que o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino mostra-se muito tímido com relação à adaptação do ensino de Língua Portuguesa para o município no que se refere especificamente às práticas de linguagem características do meio digital, apenas retomando em seus direcionamentos o que já está posto no RCG e na BNCC.

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Palavras-chave: Perspectiva dos letramentosPolítica linguísticaDocumento orientador curricular do território rio-grandinoLíngua portuguesaPedagogia dos multiletramentosEnsino fundamentalEnsino