Dissertação - Por uma educação linguística para além do capital : no meio do caminho, o currículo?

Autor: Pierre Silva Machado (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação tem como mote currículo e consiste em uma análise documental que, ancorada epistemologicamente no Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 2019), objetiva investigar a vinculação teórico-pedagógica do Referencial Curricular Gaúcho e do Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino, parametrizadores do currículo das escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Grande/RS, bem como problematizar acerca das implicações para o trabalho educativo com educação linguística. Para tanto, o estudo fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2000), da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2018), da Filosofia da Linguagem de cunho marxista (VOLÓCHINOV, 2018) e da reflexão sobre Educação Linguística (BRITTO, 2012). Na análise documental, organizada a partir de três eixos - (i) educação e projeto formativo, (ii) ensino e aprendizagem, (iii) conhecimento, conteúdos escolares e currículo -, a contradição emerge como categoria teórico-metodológica prevalecente e os resultados apontam que a base teórico-pedagógica de ambos os documentos consiste nas denominadas pedagogias do "aprender a aprender", em especial a Pedagogia das Competências. Sob esse viés, a educação é concebida acriticamente em relação à sociedade, o projeto formativo previsto possui cunho adaptativo, preconiza-se a aprendizagem em detrimento do ensino, descaracterizando o papel do professor e promovendo a cisão entre teoria e prática na práxis docente. Ainda, evidencia-se que o conhecimento é secundarizado no trabalho educativo, relacionado à imediaticidade da realidade social e preso ao senso comum característico do cotidiano dos estudantes. Por fim, o estudo revela que o currículo, nos documentos examinados, retrata um viés pós-moderno, na senda do multiculturalismo, voltado ao respeito à pluralidade de ideias e diversidade cultural que, em essência, impossibilitam o acesso da classe trabalhadora aos saberes objetivos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade. Desse modo, a concepção curricular presente no Referencial Curricular Gaúcho e no Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino se torna expressão da lógica neoliberal e, portanto, legitimadora do capitalismo, exigindo, pois, uma reflexão mais aguda por parte dos profissionais da educação em relação a tais documentos no que diz respeito à potencialidade transformadora da educação escolar.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: CurrículoMaterialismo histórico e dialéticoPedagogia histórico-críticaEducação linguísticaFormação humana integralDocumento orientador curricular do território rio-grandinoReferencial curricular gaúcho