Dissertação - Quatro propostas de jogos de pronúncia para o desenvolvimento de consciência fonológica em francês como língua estrangeira

Autor: Rosa Miguelina Ferrão Rockenbach (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho procura propor o emprego de jogos de pronúncia em aulas de francês como língua estrangeira, bem como propor jogos que auxiliem estudantes jovens e adultos a desenvolver consciência fonológica de língua estrangeira. Através da busca por trabalhos acadêmicos que abordassem jogos de pronúncia no ensino de língua estrangeira com o objetivo de desenvolver consciência fonológica, percebemos que este é um assunto a ser mais desenvolvido. A pesquisa foi orientada pelos trabalhos de Flege (1995), Alves (2015; 2021), Albuquerque e Alves (2020), Munro e Derwing (2015), Alcântara (1998 e 2021), que versam sobre aquisição fonético-fonológica de língua estrangeira, sobre a importância do desenvolvimento de consciência fonológica e a relevância da instrução explícita para o aprendizado de língua estrangeira acerca da inteligibilidade e compreensibilidade da fala. Este estudo foi embasado também pelos trabalhos de Elsaadani (2014), Féry (2001), Racine (2008), Seara e Correa (2020), Sauzet (2004), Nespor e Vogel (2012 [1986]) e Ruvoletto (2016), que abordam fonemas, fones e processos fonológicos relevantes para o aprendizado da pronúncia de francês. No que se refere à abordagem dos jogos como elemento cultural e como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, Huizinga (2019 [38]) e Silva (2008) constituíram-se em principais referências. Como parte dos procedimentos metodológicos adotados, a análise do manual de ensino de francês, Cosmopolite A1, serviu para orientar a definição dos fenômenos fonético-fonológicos considerados para posterior proposição de jogos de pronúncia. Ao apresentar um conjunto de quatro propostas de jogos referentes a vogais, importantes como fontes de novas categorias fonológicas, dado o seu maior inventário em francês do que em português brasileiro, procuramos considerar seu funcionamento enquanto jogo, sua contextualização na lição estudada e sua eficácia para o desenvolvimento de consciência fonológica. A fim de conjugar desenvolvimento de consciência fonológica, jogos, temática e progressão apresentada pelo livro didático, percebemos a complexidade do desafio e entendemos que a implementação dos jogos com esse objetivo é um assunto a ser ainda mais explorado.

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Palavras-chave: Ensino e aprendizagemEnsino de língua estrangeiraLíngua francesaPronúnciaJogosConsciência fonológicaAquisição fonológicaInstrução explícita