Dissertação - A construção de espaços de letramento racial crítico na sala de aula : possibilidades para a educação das relações étnico-raciais

Autor: Fábia Vaniz de Oliveira Haas (Currículo Lattes)

Resumo

A escola, por apresentar uma dinâmica social, cultural e política variada em suas relações, é o ambiente apropriado para a discussão sobre processos identitários e ações que envolvam a educação para as relações étnico-raciais. A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais e tem como objetivo analisar como a construção de um espaço de letramento racial crítico em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pode contribuir para a educação das relações étnico-raciais. Esse espaço de letramento racial crítico é representado por um acervo de livros que formam uma biblioteca móvel e itinerante que circula pela escola. Os livros se enquadram no campo artístico-literário conforme a Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (BRASIL, 2018) e tratam da temática africana e afro-brasileira de acordo com obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que introduziu o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas do país (BRASIL, 2003). A partir das estratégias de leitura e escrita realizadas com base nos livros de literatura que compõem o acervo da biblioteca, buscou-se analisar o desenvolvimento de processos de identificação com a história, a cultura, a identidade africana e afro-brasileira que podem contribuir para a construção de uma educação antirracista. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, comporta um estudo de caso, ampara-se no campo da linguística aplicada, por estudar práticas sociais e linguageiras na escola. O embasamento teórico metodológico abrange COSSON (2021), FERREIRA (2015), GOMES (2017), GONZALEZ (2018), HALL (2020), hooks (2013), MUNIZ (2016), RAJAGOPALAN (2003), SOUZA (2011), entre outros. O estudo revelou que a presença da biblioteca móvel e itinerante composta por livros que tratam da temática africana e afro-brasileira, como espaço de letramento racial crítico, contribuiu com a educação das relações étnico-raciais ao aproximar os estudantes de personagens protagonistas negras, de enredos que mostram a herança do universo cultural africano, da identidade negra apresentada de forma positiva e do enfrentamento às situações de racismo. Neste sentido, conclui-se que as práticas de linguagem desenvolvidas com os estudantes podem contribuir para a formação de uma sociedade mais igualitária, que se preocupa em combater o racismo e reconheça a pluralidade cultural e a diversidade étnico-racial de nosso país.

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Palavras-chave: EducaçãoRelações étnicas e raciaisLinguística aplicadaIdentidade étnicaEducação étnico-racialLetramento racial crítico