Dissertação - A influência da instrução explícita na produção da vibrante múltipla do Espanhol e as possíveis substituições feitas por aprendizes de ELE na região sul do Brasil

Autor: Lia Beatrice Soldera Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar se os estudantes, futuros professores de Língua Espanhola do curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), apresentam dificuldades na produção dos róticos em espanhol, especificamente da vibrante múltipla [r], e analisar de que forma a instrução explícita colabora com a melhora em sua produção. Essa análise se justifica pelo fato de que é muito recorrente em sala de aula de espanhol a troca da vibrante por outra consoante por influência do português (BRISOLARA, 2014; BRISOLARA; MACHRY DA SILVA, 2020) e se apoia em estudos de Cristófaro Silva et al. (2019), Câmara Jr. (2015), Monaretto (2014), Callou; Leite (2009), Seara; Nunes; Lazzarotto- Volcão (2021) sobre o português e de Hualde (2014), Fernández (2007) e Real Academia Española e a Asociación de Academias de la Lengua Española (2011) sobre o espanhol. Cabe ressaltar que a vibrante [r] do espanhol, dependendo da forma como é produzida, pode acarretar ruídos na comunicação, como, por exemplo, ao produzir "rota" como ['xota], "jota", em lugar de ['rota]. No que diz respeito à metodologia, foi feita uma pesquisa quantitativa, com o uso do Software GoldVarbX, na qual foram coletados os dados de produção de dois grupos: um grupo controle e um experimental, sendo que somente o experimental recebeu instrução explícita. A cada grupo foi aplicado um pré-teste, um pós-teste e um teste de retenção. Após o pré- teste, o grupo experimental participou de quatro encontros online com a pesquisadora, em que se trabalhou com a instrução explícita dos róticos do espanhol, a partir de exercícios de pronúncia, elaborados especificamente para o estudo. Uma semana após o final da instrução, foi aplicado o pós-teste. Com a finalidade de verificar os efeitos da instrução explícita a longo prazo, foi aplicado o teste de retenção. Os resultados da análise estatística indicam que as variáveis linguísticas "grupo experimental", "posição na sílaba" e "tipo de teste" influenciam na maior acuidade na produção da vibrante e que o fato de os estudantes estarem no primeiro semestre do curso de Letras também pode influenciar em sua produção, já que em alguns casos acabam substituindo-a por um tepe ou uma fricativa alveolar.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Ensino de língua estrangeiraEnsino de espanholRóticosLíngua espanholaLíngua portuguesaInstrução explícita