Dissertação - Alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem : contexto de pandemia e ensino remoto

Autor: Josiane Alves Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

O interesse desta pesquisa volta-se para a necessidade de discutir e problematizar o trabalho com alfabetização e letramento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma visão dialógica da linguagem, dentro de um contexto de ensino remoto. No decorrer da dissertação, considerações foram tecidas a partir de possíveis relações entre os estudos do Círculo de Bakhtin (2016) e Volóchinov (2018) e estudos sobre letramento, alfabetização e ensino de língua com Soares (2020), Ferreiro (1999/2011) e Antunes (2003). A fase de aquisição da língua escrita é um momento muito rico e repleto de possibilidades que envolvem leituras das mais diversas formas. No entanto, ainda encontramos nas escolas algumas práticas descontextualizadas e atividades mecanicistas, que abordam a alfabetização como pura decodificação do sistema alfabético, sem levar em consideração as complexidades que envolvem a aprendizagem da escrita. Essas práticas não levam em conta a interdiscursividade dos sujeitos nem a concepção de língua como espaço de interação. Elas foram ressignificadas pelos usos das tecnologias no ensino remoto, mas algumas vezes nelas o trabalho com a língua permaneceu estático. Diante dessas questões, o objetivo geral desta pesquisa é refletir acerca das percepções de professoras dos anos iniciais de uma escola municipal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no que se refere à alfabetização e ao letramento, em tempos de ensino remoto. Os objetivos específicos são: pesquisar os olhares docentes nos processos de alfabetização e letramento e analisá-los a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem; e discutir sobre a importância de se desenvolver uma prática docente que considere os gêneros discursivos no período da alfabetização. A partir do aporte teórico, de minhas interações escolares enquanto professora e das análises de questionários preenchidos por professoras da rede municipal do Rio Grande, reflexões foram levantadas e debatidas em torno da alfabetização e do letramento como processo dialógico de aprendizagem, a fim de estabelecer ligações entre estudos das áreas de linguagem e educação.

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Palavras-chave: AlfabetizaçãoLetramentoDialogismoLínguasEnsino remotoEnsino fundamentalAnos iniciais