Dissertação - A mesclagem conceptual e a constituição da persona Rita Von Hunty

Autor: Maiara Stéfani Costa Brandão (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar como se dá a constituição da persona Rita Von Hunty, segundo a Semântica (Socio)Cognitiva. Neste estudo, mostra-se como a performance de gênero revela, através da sua arte, como homens e mulheres são construídos socialmente e, portanto, podem ser "mimetizados". No caso das drag queens, há uma manipulação da imagem feminina, a qual é caracterizada através de roupas, maquiagens e atitudes que são comumente atribuídas às mulheres. A abordagem deste estudo é desenvolvida a partir de uma resenha sobre a problemática da referência, partindo dos estudos clássicos, com Platão (Crátilo, 429a-432e), até chegar em Mondada e Dubois (2015) para a constituição de um objeto de discurso. Neste contexto, ainda são considerados os estudos de Wittgenstein (1975) com uma perspectiva linguístico-pragmática, em que a referência é estudada com base nas noções de jogos de linguagem, semelhanças de famílias, essa abordagem discursiva a respeito da referência possibilita que tal questão seja estudada no âmbito da Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier, 1994), (Fauconnier; Turner, 2002), por compreender que a mesclagem conceptual seja um processo implicado na constituição da referência. Além disso, com o intuito de relacionar a constituição de uma persona com a organização dos espaços mentais e com a mesclagem conceptual, são utilizados textos e autores, como Chidiac e Oltramari (2004), Jesus (2012), Amanajás (2015) e Butler (2018; 2019), que possibilitam compreender o universo drag queen e a performance de gênero. Para complementar o corpus, são abordadas as falas de Rita Von Hunty em seu canal Tempero Drag e em entrevistas que a drag queen participou. Tais considerações acabam revelando que a performatividade é o resultado de uma materialização das relações entre sexo e gênero, e a drag queen propositalmente exagera os traços convencionais do feminino, acentuando traços culturalmente identificados. Partindo da perspectiva semântica-discursiva, percebe-se, assim, que a noção de performance está imbricada na cultura e no processo cognitivo que ocorre de forma involuntária. O processo ativa memórias armazenadas em nossas mentes e produz sentidos ligados às nossas experiências socio-históricas e cognitivas. Por fim, percebe-se que uma drag é um exemplo de performatividade, que vai além de limites binários impostos, rompendo com modelos normativos de construção de uma identidade, ressaltando como sexo não corresponde, de maneira binária, ao gênero parodiado na ação simbólica.

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Palavras-chave: Gêneros (Grupos sociais)PerfomanceRita Von Hunty (Personagem)Drag queenPerfomance de gêneroMesclagem conceptualReferenciação