Dissertação - Português como língua de acolhimento e integração : uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados

Autor: Tayziane Claudio de Freitas (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise comparativa, com uma abordagem metodológica qualitativa, entre quatro materiais didáticos que foram elaborados no Brasil para o ensino de português voltado a imigrantes e refugiados, denominado Português como Língua de Acolhimento - PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). Essa área destina-se à pesquisa e ao ensino de português para imigrantes em situação de vulnerabilidade, principalmente imigrantes de crise que não têm o português como primeira língua. A pergunta de pesquisa que orienta a análise é a seguinte: esses materiais didáticos são adequados metodologicamente e atendem às necessidades do público (imigrantes e refugiados) a que são destinados? Ao observar como os textos e as atividades se relacionam com as dimensões socioculturais da realidade desses alunos, partimos de uma perspectiva baseada nos princípios da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) em um trabalho que se propõe transformador, motivado politicamente e capaz de realizar mudanças nas práticas sociais. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa documental/bibliográfica, na busca de avaliar quatro materiais didáticos voltados para o ensino do PLAC, quais sejam: Pode entrar (2015), Portas abertas (2017), Passarela (2020) e o Vamos juntos/as (2020). Os resultados apontam para diferenças nos materiais didáticos, quanto a: os temas de cada unidade didática; os gêneros do discurso; o uso de textos autênticos; as concepções de linguagem; os tipos de sequências de tarefas. Deseja-se com a realização desta pesquisa contribuir com pesquisadores/as da área do PLAC que diariamente produzem materiais relacionados ao ensino/aprendizagem do português para imigrantes, assim como com o processo formativo de professores que atuam na área.

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Palavras-chave: ImigraçãoRefúgioPortuguês do BrasilLíngua de acolhimentoMaterial didático