Dissertação - Os processos de produção de sentidos nos discursos sobre leitura, escrita e interpretação na EJA Rio Grande

Autor: Débora Müller (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo examina as práticas discursivas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade de Rio Grande - RS, em relação às suas experiências com leitura, escrita e interpretação, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Utilizando a Análise do Discurso (AD) como base teórica, a pesquisa investiga como esses alunos constroem sentidos sobre suas práticas de letramento, considerando a influência de suas histórias de vida e formações ideológicas. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com alunos da EJA, abordando questões sobre suas trajetórias educacionais e a importância atribuída à leitura e à escrita. A análise das respostas demonstra que os discursos dos estudantes refletem os desafios enfrentados e as percepções sobre o aprendizado, destacando aspectos como a insegurança na escrita e o papel da escola na formação identitária. A pesquisa busca demonstrar que o discurso dos alunos está profundamente interligado à memória discursiva e à interpelação ideológica, o que determina o modo como constroem sentidos sobre o conhecimento e a escolarização. Assim, este estudo propõe refletir sobre como o ensino é significado nos discursos dos estudantes da EJA, apontando para a necessidade de políticas e práticas educacionais que respeitem as especificidades dos alunos adultos. Em suma, a análise evidencia que, para muitos estudantes da EJA, as práticas de leitura e escrita são fundamentais para o desenvolvimento de sua autonomia e fortalecimento de sua cidadania, além de oferecer um espaço de ressignificação de suas histórias de vida.

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Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)Análise do discursoFormação discursivaLeituraInterpretação