Autor: Luciane Maria Legeman Salorte (Currículo Lattes)
Resumo
A problemática desta tese diz respeito a compreender em que medida as narrativas orais dos povos indígenas na Comunidade de Taracuá - baixo rio Uaupés, região Alto Rio Negro/AM - podem ser encaradas como constituintes transformacionais locais no que tange a categorias literárias globais. Com base nas recomendações teóricas dos campos dos estudos literários - envolvendo autores que discutem a literatura indígena brasileira -, dos estudos culturais e dos estudos decoloniais e contracoloniais, procura-se demonstrar que o conceito de literário incorporado à performance permite o entendimento de que narrar uma história funciona como um ato social dinâmico - como linguagem que age e, por conseguinte, produz significações. Aliado a isso, e tendo como guia as possibilidades de leitura acerca do conceito de literatura, como produtora da realidade, evidencia-se que a literatura indígena produzida no Brasil possui referência na oralidade e na performance. A pesquisa possui natureza qualitativa, cujo método empregado é a entrevista não diretiva. Em relação ao corpus pesquisado, entrevistaram-se seis indígenas (entre adultos e idosos) moradores na Comunidade de Taracuá. Para fins de análise, configuraram-se categorias analíticas em relação à forma e ao conteúdo das performances orais dos participantes. A relevância deste estudo concentra-se na reflexão do conceito de literário deslocada da classificação ocidental, a fim de contribuir com os estudos contemporâneos voltados para a literatura indígena brasileira que comporte as artes verbais dos povos originários, além das publicações de obras literárias impressas no mercado editorial.