Autor: Rebeca Rodrigues Serafim (Currículo Lattes)
Resumo
Com os avanços tecnológicos ocorridos especialmente nas últimas décadas, a alta velocidade de troca de informações e a consequente quebra de barreiras proporcionada pela vida em rede, a comunicação oral ganha mais relevância. Há pressa em se comunicar. Frente a esse novo contexto imediatista e de necessidades individuais, no que diz respeito ao ensino de línguas, o inglês para fins específicos e, particularmente, o ensino de oralidade de inglês para fins específicos no espaço virtual ganha destaque e relevância. Neste sentido, com o fim de cobrir um espaço de pesquisa ainda pouco explorado, a presente dissertação tem como objetivo geral investigar materiais utilizados no ensino do inglês para fins específicos no ambiente virtual, no que diz respeito ao componente oral e ao tratamento da pronúncia, bem como elaborar propostas didáticas para professores da área. Para tal, foram investigados materiais didáticos de ensino de inglês para fins específicos disponibilizados no ambiente virtual, considerando o contexto de viagem, a oralidade, a pronúncia e o público brasileiro e, com base nesses matérias analisados, foram elaboradas três unidades didáticas voltadas para o ensino da oralidade e de pronúncia de inglês para fins específicos para brasileiros, a partir do tópico viagens. Com base em Zimmer; Silveira; Alves (2009) foi desenvolvida a análise dos sons consonantais e vocálicos do inglês americano, bem como pontuados os maiores desafios de aquisição e identificação para aprendizes brasileiros. Apesar da abundância de conteúdos online, alunos ainda recorrem a professores de língua, capacitados para orientar o aprendizado e adaptar materiais ao contexto e necessidades específicas de cada aluno. A habilidade do professor de transformar textos em oportunidades de aprendizado e de apresentar conteúdos de forma convidativa é essencial para o desenvolvimento e autonomia do aluno.