Autor: Úrsula Dias Gonçalves (Currículo Lattes)
Resumo
A presente dissertação apresenta um estudo sobre o desenvolvimento da consciência fonológica (CF) no processo de alfabetização, com foco na análise dos níveis da sílaba e do fonema. Para a discussão sobre a importância da CF para o processo de alfabetização, foram utilizados documentos orientadores da Educação Básica (Política Nacional da Alfabetização - PNA, Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC) e contribuições de autores(as) que tratam de alfabetização, letramento e literacia, bem como suporte teórico relativo à consciência fonológica, especificamente no que diz respeito à consciência dos níveis da sílaba e do fonema. Para a coleta de dados, aplicou-se um teste de CF dos referidos níveis, com dez alunos, sendo cinco de uma turma de 2º ano e cinco de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, no município de Rio Grande/RS. O teste de consciência fonológica, baseado no CONFIAS - Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial, foi criado especialmente para o presente estudo. Os resultados foram avaliados de forma qualitativa e, principalmente, procurou-se verificar se havia uma melhora no desempenho da CF no nível da sílaba/fonema comparando-se o 2º e o 3º anos do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que os participantes do 3º ano demonstram um melhor desempenho da CF em relação ao nível da sílaba e ao nível do fonema quando comparados aos do 2º ano do ensino fundamental.