Autor: Marisa Helena Cleff dos Santos (Currículo Lattes)
Resumo
No atual panorama educacional, caracterizado pela crescente fusão entre os domínios físico e digital, surge a necessidade premente de revisitar os modelos educacionais à luz de uma realidade profundamente interconectada. Este estudo fundamenta-se nos princípios delineados por Luciano Floridi e pesquisas correlatas, visando investigar o impacto das crenças dos professores pré-serviço sobre as salas virtuais que construíram e o que isto tem a nos dizer sobre a forma como eles pensam ensino e aprendizagem de línguas, fazendo uso da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de língua inglesa em ambientes híbridos. A perspectiva OnLIFE propõe uma concepção de aprendizagem que transcende a dualidade entre o online e o offline, reconhecendo a onipresença da conexão digital em todos os aspectos da vida contemporânea. Neste contexto, a educação é entendida como um diálogo dinâmico entre agentes humanos e entidades digitais, culminando na construção de uma cultura relacional ecológica. Este estudo visa compreender como as crenças profundamente enraizadas dos professores em formação influenciam a implementação efetiva do ensino híbrido de língua inglesa, com a dinâmica da sala de aula virtual emergindo como um elemento crucial dessa abordagem. A metodologia empregada adotou uma abordagem de natureza qualitativa, organizando os participantes em grupos para planejar microaulas de língua inglesa, incorporando o uso de TDICs de sua escolha. A análise dos dados revelou uma diversidade de perspectivas e desafios enfrentados pelos grupos de participantes da pesquisa, destacando a influência significativa das crenças dos envolvidos na concepção e aplicação do ensino híbrido. Observou-se uma variedade de atitudes, desde uma disposição para explorar criativamente o ambiente digital até uma relutância em abandonar as estruturas tradicionais de ensino. Diante da complexidade inerente à interseção entre os avanços tecnológicos e os processos educacionais, este estudo contribui para uma compreensão mais holística dos fatores que moldam a eficácia da integração das TDICs no ensino de línguas em ambientes híbridos. Além disso, lança luz sobre os desafios e oportunidades do ensino híbrido na contemporaneidade, buscando catalisar uma mudança substancial na concepção e aplicação das estratégias educacionais na era digital.